MetrôRio e Supervia tem ações para combater o assédio às mulheres no ‘Agosto Lilás’

Foto: MetrôRio/divulgação

Iniciativa conta com apoio da concessionária e da Escola de Música e Cidadania e acontece na estação Carioca nesta segunda (26/08) 

Nesta segunda-feira (26/08), a partir das 7h, o Disque Denúncia Mulher realizará uma ação de conscientização sobre combate à violência doméstica na estação Carioca/Centro do MetrôRio, no mezanino do acesso B (Avenida Chile). A iniciativa faz parte das atividades do “Agosto Lilás”, mês dedicado ao combate à violência contra a mulher, e conta com o apoio da concessionária e da Escola de Música e Cidadania.
 Durante a iniciativa, as pessoas que passarem pela estação terão a oportunidade de receber informações sobre o funcionamento do Disque Denúncia Mulher, um programa do Disque Denúncia do Rio de Janeiro. Além disso, haverá distribuição de folhetos e brindes por equipes da instituição. Um mural com post-its também estará disponível para que os passageiros possam deixar mensagens de apoio às mulheres vítimas de violência. Essas mensagens serão, posteriormente, transformadas em um quadro decorativo que será doado ao abrigo de mulheres.
 A ação contará ainda com uma apresentação musical especial realizada por duas musicistas da Escola de Música e Cidadania, reforçando a importância da cultura e da arte na promoção da cidadania e no combate à violência.
 Lançado em março de 2024, o Disque Denúncia Mulher já recebeu 463 denúncias de violência doméstica até o mês de agosto. A gerente do programa, Cinthia Brum, destaca a importância da iniciativa: “O Disque Denúncia Mulher é uma ferramenta segura para denunciar, pois garantimos o anonimato do denunciante. Não é necessário se identificar. Se alguém conhece uma amiga ou familiar que está passando por uma situação de violência, pode usar qualquer um dos nossos canais de atendimento, que funcionam 24 horas por dia.”
 Essa ação do Disque Denúncia Mulher é mais um passo na luta contra a violência doméstica e no apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade, reforçando a mensagem de que todos têm um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e segura para todas.

Secretaria de Estado da Mulher capacita seguranças e condutores da Supervia e leva campanha contra assédio para a Central do Brasil

Nesta segunda-feira (26/08), a partir das 7h30, a Secretaria de Estado da Mulher, em parceria com a SuperVia, realiza uma campanha contra assédio nos trens na estação Central do Brasil, em alusão ao Dia Internacional da Igualdade Feminina.

Funcionários da concessionária irão passar por treinamentos para atuar em casos de importunação sexual ocorridos dentro do transporte público. Além disso, a equipe da SEM-RJ levará a campanha “Mexeu com uma, mexeu com o Rede Mulher”, que divulga o app Rede Mulher, uma importante ferramenta de proteção para as mulheres. As passageiras terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre como denunciar casos de agressão física, ameaças ou de abuso psicológico, moral, patrimonial, físico ou sexual.
 

Compartilhe
Categorias

Mais lidas

Publicidade
Veja também
Publicidade

Categorias
Colunas
Institucional