DIA INTERNACIONAL DA MULHER TEM HOMENAGENS NA ALERJ E EM CIDADES DA BAIXADA

março 9, 2022 /

As mulheres responsáveis pela limpeza da cidade de Nova Iguaçu estão sendo  homenageadas na Via Light, de hoje (8) a sábado ( 12) , numa exposição do fotógrafo Paulo Santos.

O Dia Internacional da Mulher na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) foi marcado pela aprovação de projetos voltados para dar visibilidade à luta por igualdade de gênero e para combater a violência contra as mulheres. Durante a sessão desta quarta-feira (08/03), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Casa homenageou as deputadas presentes no plenário com arranjos de girassol.

“A gente tem visto o desempenho de todas as mulheres desta Casa. O empenho de fazer valer os votos que recebemos e também dos homens que confiam em nosso trabalho. Tenho estado em praticamente todas as sessões e a presença feminina é maciça”, disse a deputada Tia Ju (Republicanos), que presidiu a sessão.

Deputadas estaduais foram homenageadas no plenário da Alerj

Atualmente, a Alerj conta com 14 deputadas, a maior representação feminina na história do Parlamento fluminense. Deste número, duas compõem a Mesa Diretora, nove são presidentes de comissões parlamentares e sete ocupam a vice-presidência dos colegiados.

Para a deputada Enfermeira Rejane (PCdoB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, o atual mandato na Assembleia tem feito toda a diferença para a atuação feminina na Casa. “Uma mulher presidir uma sessão temática tem um significado muito grande, porque é nesses espaços que a gente quer a mulher fluminense. E esse mandato tem feito a diferença na nossa atuação e na facilidade da gente trabalhar. É por isso que a gente consegue cada vez mais elevar nossos projetos de lei em benefício não só das mulheres, mas de toda a sociedade”, disse.

“Quando eu entrei nas forças armadas, eu me formei com 200 homens e só tinha eu de mulher. Naquele momento o que eu quis mostrar é que eu tinha potencial para fazer tanto quanto eles. Estarmos aqui como parlamentares é uma vitória, independentemente de partido ou ideologia. Fazemos o nosso trabalho da melhor forma possível”, complementou a deputada Alana Passos (PSL).

Projetos aprovados na sessão do Dia Internacional da Mulher:

  • Projeto de Lei 4.115/21 – Autoriza a criação de um programa de prevenção à gravidez na adolescência nas escolas do estado do Rio. Saiba mais.
  • Projeto de Resolução 642/21 – Criação do Diploma Juíza Patrícia Acioli de Justiça e Cidadania. Saiba mais.
  • Projeto de Lei 3.943/18 – Obriga a cobrança de conhecimentos sobre leis de proteção à mulher, como a Lei Maria da Penha, no conteúdo dos concursos da Polícia Militar. Saiba mais.
  • Projeto de Lei 1.606/19 – Obriga a substituição das roupas das vítimas de agressão quando forem recolhidas como prova do crime. Saiba mais.
  • Projeto de Lei 1.068/19 – Autoriza a convocação de mulheres egressas das Forças Armadas no programa Segurança Presente. Saiba mais.

 Mulheres Essenciais da Baixada

Mulheres de Belford Roxo, São João de Meriti e de Nova Iguaçu foram homenageadas hoje pelos governos destas cidades. Na Via Light, esquina de Rua Nilo Peçanha, uma exposição fotográfica de  Paulo Santos, com pequenos textos contando a história de vida de cada uma das homenageadas, mostrou as  mulheres responsáveis pela limpeza da cidade de Nova Iguaçu. Elas trabalham na Emlurb, a empresa municipal de limpeza urbana.

Fotos: Paulo Cezar Pereira e Otacílio Barbosa ( Alerj)

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.

[ivory-search 404 "The search form 61543 does not exist"]