Dia das Mães com muitos cuidados na Praça Leni Ferreira em Japeri

O evento realizado pela Atenção Básica teve além dos serviços de saúde, show de voz e violão e apresentação de Zumba

Cuidados com a saúde, relaxamento e entretenimento transformaram a Praça Leni Ferreira, em Japeri, num espaço de homenagem ao Dia das Mães, nesta sexta-feira, (10). Uma manhã repleta de carinho para as cerca de 400 mães que passaram pelos atendimentos na região central da cidade.

Logo no centro do evento um grande quebra-cabeça foi montado e depois de pronto a imagem apresentava o trono e as rainhas do coração. Esbanjando felicidade, Gilceia Miranda, veio ao evento atendendo ao convite de uma amiga e não se arrependeu.

“Adorei estar aqui. Nessa época de Dia das Mães sempre fazemos uma reflexão do que já percorremos e o que ainda falta caminhar. Sinto que a missão está cumprida, a união dos meus filhos é o meu maior presente. Mas, mãe tem sempre uns desafios a conquistar”, disse ela que possui além dos filhos de 42 e 31 anos, e um neto.

A ação que contou com atendimento médico, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, vacinação, auriculoterapia, verificação de pressão arterial e glicemia, além de coleta de preventivo realizado na Casa da Mulher de Japeri, realizou mais de 400 atendimentos. O serviço de auriculoterapia foi muito procurado e as equipes se sentiram gratificadas pela receptividade da população.  

Para a subsecretária de Atenção Básica, Helen Santos, essa é uma ação que reflete todo o carinho que os profissionais das Unidades Básicas de Saúde têm pela população. “Nossas equipes realizam tudo com muito carinho e dedicação. Mas, a ação para as mães, mexe com os nossos corações de uma forma diferente, somos todos filhos e é como se estivéssemos acolhendo nossas próprias mães”, relatou.

As enfermeiras, irmãs e servidoras da Unidade Básica de Saúde Benedicta Rosa, responsável pelo evento, destacaram a gratidão de poder fazer parte da ação na cidade onde foram nascidas e criadas.  “Ficamos muito felizes em proporcionar saúde e diversão numa manhã de sexta-feira na praça da nossa cidade, ver o sorriso de quem nos viu crescer e hoje cuidando deles não tem palavras, só gratidão!”, relatou a enfermeira, Camile Costa ao lado da irmã e também enfermeira, Tatiane Costa.

O músico Zeca da viola realizou um show de música que passou por serestas e clássicos da MPB e o evento contou ainda com apresentação de dança, funcional e pilates.

Depoimentos de mães atendidas na ação:

“Todo o dia é o nosso dia, estamos vivas e vendo nossos filhos crescerem como pessoas de bem. Eu já catei latinha, trabalhei em obra, capinei quintal para criar meus filhos. Hoje vivo a alegria de curtir meu neto de três meses e continuar orientando porque eles cresceram pro mundo, pra mim…são meus bebês”, Ana Paula, 3 filhos e 1 neto.

“Eu não tenho mãe, mas, me alegro porque vou passar com meus filhos. Sou abençoada porque sou muito amada por eles”, Lucia Helena, 5 filhos, 8 netos.“Esse dia me traz uma grande tristeza porque já perdi minha mãe e há 4 anos perdi meu filho. Hoje vivo para minha filha de oito anos, que se tornou minha única motivação na vida”, Jacilene Pinheiro.

Outros eventos em celebração ao Dia das Mães

Cinema da Academia com o filme, ‘Minha mãe é uma Peça’

Fotos: Lucas Alexandre

As participantes dos projetos da Academia da Saúde, no bairro São Jorge, assistiram a apresentação do filme ‘Minha Mãe é uma Peça’, nesta quinta-feira, (9). Foi o ‘Cinema na Academia’ que abrilhantou a noite em comemoração ao Dia das Mães.

O evento, especial do Dia das Mães contou com sorteios, música e a sessão de filme, e reuniu cerca de 200 pessoas na quadra do equipamento. Mães como a dona de casa Cleide Miranda que relembrou os momentos vividos com seus seis filhos e muitos netos, que contam ainda com sua ajuda e orientação. “Nesse filme muda só as caras, muitas situações nós mães vivenciamos. Mas, eu me sinto feliz e alegre pela caminhada e posso dizer que não foi difícil, foi um prazer. Eu amo meus filhos”, relatou.

A prefeita Fernanda Ontiveros e o vice-prefeito, Carlos Januário, estiveram presentes e destacaram a importância do acolhimento e do desenvolvimento de políticas públicas que celebrem a força das mulheres e, principalmente, a valorização das mães. “Hoje a Academia da Saúde é um lugar com identidade, foco e trabalho consolidado. É com muito orgulho que eu falo que esse lugar é uma explosão de alegria e felicidade. Parabéns às mães e a todos que exercem esse papel de orientação, criação, cuidado e amor. Eu tenho certeza que não há ninguém melhor do que o saudoso Paulo Gustavo para falar de mães brasileiras. Então, bom filme e um feliz Dia das Mães pra todos e todas”, disse a chefe do executivo.

A coordenadora do local, Fabiana Oliveira, destacou o trabalho da equipe que se empenhou para realizar uma noite memorável para as mães. “Eu e minha equipe temos um enorme prazer em apresentar esse evento no dia de hoje. Planejamos o cinema, o lanche, a sessão de fotos, mas, o show é feito por elas que mais uma vez nos dão uma lição de animação e amor”, relatou.

Na tela, Minha Mãe é uma Peça retrata a rotina de muitas mães

Para o público da Academia da Saúde, no bairro São Jorge, ficar parado é uma missão quase impossível. Mas a noite desta quinta-feira, (9), foi um momento especial de homenagens e   comemoração com direito a sessão do filme “Minha Mãe é um Peça”. O Cinema na Academia teve ainda, DJ, sorteio de brindes, pipoca, cachorro quente, refrigerante e suco.

Na tela foi retratada a rotina de muitas mães que como Dona Hermínia, personagem de Paulo Gustavo, é uma mulher de meia idade, divorciada do marido (Herson Capri), que a trocou por uma mulher mais jovem (Ingrid Guimarães). Hiperativa, ela não larga o pé de seus filhos Marcelina (Mariana Xavier) e Juliano (Rodrigo Pandolfo), sem se dar conta que eles já estão bem grandinhos. E se decepciona ao descobrir que os filhos a consideram uma chata.

Mas, a plateia não conseguiu ir à Academia da Saúde e não cantar e dançar muito os ritmos que o DJ tocou, com direito a telão com clipes. O frequentador conhecido como Sr. Zeca destacou a importância das mães e como é bom poder parabenizar amigas de academia que são mães, avós e até bisavós. “Esse é mais um momento em que comemoramos a vida das colegas que já são até bisavós”, disse animado.

História de superação de uma mãe

Quem vê a frequentadora da Academia, Ivanilda Severina da Silva, (62), arrumada, dançando, cantando e distribuindo sorrisos não imagina que ela chegou na Academia da Saúde há um ano, com depressão e ainda debilitada por um atropelamento que sofreu indo para o trabalho. Desde que chegou à Academia, recebeu acolhimento, foi encaminhada para tratamento e atendimento em diversas especialidades.

Com três filhos, três netos e vivendo com a filha caçula, ela saia de casa às 4h da manhã. Assim foi por anos até o acidente. Essa é a rotina de muitas mães japerienses, que saem de casa ainda noite e voltam também com a noite para dar aos filhos uma criação de qualidade e boas condições. Esse ano, Ivanilda vai passar o Dia das Mães na casa da filha mais velha, junto com a família, que é seu grande orgulho.

“Quando sofri o acidente eu perdi meus dentes, fiquei muito debilitada e triste. Minha força estava no amor por meus filhos e na dedicação que recebi dessa equipe da academia e dos frequentadores. Meu maior sonho era voltar a sorrir, e esse ano eu vou poder passar o Dia das Mães com um sorriso de gratidão”, relatou sendo convidada a dançar.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também