Nova Iguassu Online

Dia D da Vacinação contra influenza tem baixa procura em Nova Iguaçu; Japeri aplica 150 doses

61 pontos de vacinação foram abertos e 4.257 pessoas que integravam o público-alvo da campanha compareceram | Fotos: Renato Fonseca

No último sábado (13), Nova Iguaçu participou da mobilização nacional do Dia D Vacinação contra influenza e, assim como em outras cidades do Estado, a procura foi muito baixa. Em todo município, 61 pontos de vacinação foram abertos e 4.257 pessoas que integravam o público-alvo da campanha compareceram, o que representa menos de 10% do grupo determinado, de 21.742 iguaçuanos.

Segundo o secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, a baixa procura também está acontecendo com a vacinação contra a dengue. Das 20.320 doses disponíveis desde fevereiro, apenas 7.214 foram aplicadas até o momento.

“Estamos seguindo as orientações da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, mas, infelizmente, a procura pela vacinação nos postos de saúde tem sido muito baixa. Pedimos que os pais e responsáveis imunizem seus filhos contra a dengue e também as pessoas que estão no público-alvo da gripe, pois é uma importante forma de proteção contra a influenza, evitando complicações da gripe e internações. As vacinas salvam vidas e elas estão disponíveis gratuitamente pelo SUS. Venham se vacinar”, afirma o secretário.

O público-alvo recomendado pelo Ministério da Saúde nesta primeira fase contra a gripe são crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da Saúde, gestantes e puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas e quilombolas, além de idosos com 60 anos ou mais de idade, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento e forças armadas.

Também estão incluídas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas, especiais independentemente da idade, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas. Já a vacina contra a dengue está sendo aplicada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Quem está no público-alvo pode procurar os postos de saúde que ficam abertos de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Aos finais de semana (sábado), ficam abertos o Centro de Saúde Vasco Barcelos, o drive-tour do Top Shopping, das 8h às 16 e a Policlínica do Shopping Nova Iguaçu, das 8h às 20h. Aos domingos, abrem o Centro de Saúde Vasco Barcelos, das 8h às 16h e a Policlínica do Shopping Nova Iguaçu, também das 8h às 20h.

A vacinação contra a gripe para o público-alvo segue até 31 de maio. É preciso levar documento de identidade, comprovante de residência, cartão do SUS e caderneta de vacinação, no caso de menores de idades, que também precisam estar acompanhados por um responsável. Os endereços dos postos de saúde de Nova Iguaçu estão disponíveis no site www.novaiguacu.rj.gov.br.

150 doses são aplicadas em Japeri

. Neste sábado, (13), das 8h às 12h, a Prefeitura de Japeri realizou a campanha de vacinação contra influenza voltada para grupos prioritários, nos dois Centros Municipais de Especialidades (Cemes), em Engenheiro Pedreira e Japeri.

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Amaro Neto, o número de 150 doses aplicadas na manhã deste sábado foi considerado bom. “O tempo estava quente, o que não facilita que as famílias se mobilizem para sair de casa e acessar serviços que não sejam de lazer ou alguma emergência”, disse.  

Ainda segundo o gestor, a vacina foi para o grupo prioritário, pessoas que normalmente precisam da ajuda de algum familiar para acessar o serviço, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes, puérperas, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades. 

Já os outros, como professores, trabalhadores das forças armadas, de segurança e salvamento; caminhoneiros; e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, conseguem a imunização nos Programa de Saúde na Escola, que acontece em todas as unidades de ensino, isso no caso dos profissionais de educação, ou aqueles trabalhadores que atuam em outras cidades, que acabam por utilizar o serviço do local devido horário e a dinâmica funcional.  

A cidade de Japeri recebeu 12 mil doses da vacina, disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, nas Mobilizações da Saúde nos bairros e no Programa Saúde na Escola. A Semus, ainda vai realizar mais uma campanha de vacinação no Dia do Trabalhador no próximo, 1º de maio. Até agora a imunização alcançou cerca de mil pessoas na cidade.   

O imunizante disponível na rede de saúde protege contra os principais vírus da gripe em circulação: o Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e o vírus Influenza B.  O tipo mais grave é o vírus Influenza A, muito conhecido como (H1N1), responsável pelas pandemias de gripe e uma das maiores causas de internações no Brasil. 

Sair da versão mobile