Dia D contra pólio e sarampo: 38 municípios do Rio vão abrir os postos de saúde neste sábado (22)

setembro 21, 2018 /

Neste sábado (22), a Secretaria de Estado de Saúde vai promover um novo Dia D contra poliomielite e sarampo. O objetivo é que a campanha atinja 95% de cobertura nos 38 municípios que ainda estão abaixo desta meta. Crianças entre 1 ano e menores de 5 anos devem ser imunizadas contra as doenças, a regra só não vale para quem tomou a vacina nos últimos 30 dias. Até agora o estado do Rio de Janeiro atingiu 84,7% de cobertura para poliomielite e 86,9% para sarampo.

– Apesar de todos os alertas e dos esforços do estado e dos municípios, ainda não atingimos o objetivo de imunizar 95% das nossas crianças. Lançamos na semana passada a campanha “Tchau sarampo, tchau pólio” como o objetivo de reforçar o alerta sobre a importância da vacinação durante a infância e vamos fazer mais um Dia D, que é uma nova oportunidade para que os pais levem seus filhos aos postos de saúde – disse o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Gama.

Para ampliar o número de unidades que vão ofertar a vacina, a SES montará uma tenda na Quinta da Boa Vista que ficará das 8h às 17h e contará também com o apoio do Corpo de Bombeiros, que vai disponibilizar as doses em sete unidades.

Na Baixada Fluminense, os município de Nilópolis, Belford Roxo, Seropédica, Mesquita, Japeri, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Queimados e Duque de Caxias estão aderindo a campanha.

As unidades do Corpo de Bombeiros, tais como: destacamento Nilópolis (Rua Dr. Rufino Gonçalves Ferreira, 323), destacamento Belford Roxo (Rua Fonte, 111, Parque São Bernardo) e o 14º GBM Duque de Caxias (Rua Dr. Manoel Telles, 1767, Prainha), também funcionarão como postos de vacinação.

– Como em outras campanhas, nossos quartéis estarão à disposição da Secretaria de Saúde. É uma missão pela vida das pessoas. E a vacina é a única forma de se prevenir contra estas doenças – ressaltou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey.

Foto:Divulgação

Aloma Carvalho