Neste sábado (10/05), dia da mobilização nacional, técnicos da SES-RJ participaram de ações sociais e de saúde em várias cidades fluminenses
No dia D de Vacinação contra a gripe em todo o país, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) participou de uma série de ações, neste sábado (10/05), especialmente na Baixada Fluminense, para reforçar a importância de ampliar a cobertura vacinal contra a influenza nos municípios fluminenses. Em Magé, uma ação social da Prefeitura em parceria com o Estado não só disponibilizou a vacina da gripe ao público alvo – crianças de seis meses a 6 anos, gestantes, puérperas e idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde e segurança, indígenas e quilombolas – como também garantiu serviços de saúde com consultas e exames, além de emissão de diversos documentos.
A ação ocorreu na Praça 7 de setembro, no Centro de Piabetá, distrito de Magé. Além dos imunizantes contra influenza, foram aplicadas vacinas da tríplice viral, que protegem contra o sarampo, caxumba e rubéola.
Para o subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde da SES-RJ, Mario Sérgio Ribeiro, as mobilizações em todas as cidades são uma forma de estimular as pessoas a buscarem os imunizantes que garantem proteção.

– O estado do Rio de Janeiro sempre atingiu as metas de coberturas vacinais. Mas, de 2016 para cá, houve uma grande queda nessa procura, acentuada pela pandemia. Há dois anos, os índices de cobertura vêm melhorando, com foco em atingir as metas e devolver ao RJ o status de campeão de vacinação – declarou Mario Ribeiro, destacando a importância das mobilizações em todas as cidades para garantir a imunização, especialmente entre as pessoas integrantes do público-alvo.
O subsecretário ressaltou ainda que, embora a estratégia nacional foque nesse público, nada impede que os municípios tracem suas próprias estratégias de vacinação. Desde o início da campanha, iniciada no RJ em 2 de abril, 635.445 pessoas foram vacinadas contra a gripe no estado, o que corresponde a 8,9% do público-alvo. Até ao meio-dia deste sábado, mais de cem pessoas já haviam sido vacinadas apenas na cidade de Magé. O imunizante protege contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e B.
Subsecretário de Atenção à Saúde, Caio Souza acompanhou as ações da SES-RJ em várias cidades. Ele também reforçou a necessidade de a população tomar a vacina da gripe, especialmente neste período que antecede o inverno.

– Estamos nos aproximando do período mais frio do ano, e é fundamental que as pessoas estejam protegidas contra o vírus da gripe para evitar o agravamento dos casos”, disse Caio Souza, lembrando que a SES-RJ mantém permanentemente a campanha “Vai de vacina, não vacila”, reforçando a importância da vacinação.
O estudante Vinícius Freitas, de 27 anos, não perdeu tempo e entrou na fila para tomar a vacina contra a gripe. Morador de Magé, ele aprovou a iniciativa da campanha. “Sempre mantenho minha caderneta de vacinação em dia. E dessa vez não seria diferente”, afirmou.
Ação social também ofereceu exames de mamografia e emissão de documentos
O Dia D de vacinação em Magé, na Baixada Fluminense, também ocorreu em meio a uma ação social que ofereceu vários serviços à população. O mamógrafo móvel da SES-RJ realizou exames de mamografia e ultrassonografia. Também foram feitas aferição de glicose, pressão arterial e teste de dengue e Covid-19.
O programa RJ Para Todos, do Governo do Estado, também esteve presente com oferta de serviços, como segunda via de carteira de identidade, certidão de nascimento entre outros documentos. Foi feito cadastro para vagas de emprego no caminhão da Secretaria de Estado de Trabalho e a população também pôde fazer cadastro no CADÚnico.
A pescadora Márcia Neves Belizário, de 48 anos, saiu cedo de casa para fazer pela primeira vez o exame de mamografia. Ela levou o encaminhamento do médico e foi atendida no mamógrafo móvel do SES-RJ. Márcia levou o CD com o resultado logo depois de ter realizado o exame.
– Nunca tinha feito uma mamografia na vida, é um exame caro e não tenho condições de pagar. Quando soube que o mamógrafo estaria aqui na praça fui ao médico e ele fez o pedido. Agora estou mais tranquila depois de ter feito o exame – afirmou a moradora de Magé.
Equipes do SAMU-RJ deram orientações de primeiros socorros para as pessoas atuarem em casos de acidentes. Técnicos do Instituto Vital Brazil (IVB) também participaram do evento expondo alguns animais peçonhentos e com informações de como proceder em situações de alguma pessoa ser picada.
Fotos: Mauricio Bazilio/SESRJ