Deputados pedem MP da Vacina para ministro Pazuello

julho 30, 2020 /

O presidente e a relatora da Comissão Externa do Coronavírus, deputados Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ) e Carmen Zanotto (Cidadania-SC), protocolaram nesta quarta-feira (29/7), no Ministério da Saúde, ofício que solicita a liberação de crédito suplementar de R$ 2 bilhões para a produção da vacina contra a Covid-19.  Isso seria feito através da ediçao de uma Medida Provisória. Os deputados conversaram com o ministro Eduardo Pazuello e pediram apoio no pleito.

O valor visa a viabilizar a parceria de desenvolvimento produtiva entre Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade de Oxford e Grupo Biofarmacêutico AstraZeneca, garantindo o fornecimento de 100 milhões de doses da vacina e a transferência de tecnologia para que ela posse a ser produzida em território nacional.

Esse valor foi informado pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, durante a visita feita pelos deputados aos laboratórios de Bio-Manguinhos nessa terça-feira (28/7).

“O ministério da Saúde, da Economia e das Relações Exteriores já estão trabalhando junto à Fiocruz para viabilizar essa engenharia financeira. Temos urgência. A vacina de Oxford é a mais adiantada no mundo, já tem resultados positivos e está prestes a ser liberada. China e Índia já estão a produzindo antecipadamente antes mesmo da conclusão dos estudos”, disse Luizinho. Ele considera o valor de R$ 2 bilhões irrisório diante das vidas perdidas e dos prejuízos financeiros que a pandemia está causando ao Brasil e ao mundo.

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.