Depois de protestos de quem dormiu na fila e não foi imunizado, Belford Roxo suspende vacinação dos idosos amanhã

março 16, 2021 /

 

A Prefeitura de Belford Roxo informou hoje (16/03), através de nota, que a partir de  amanhã, 17 de março (quarta-feira), está SUSPENSA a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em todas as policlínicas. O município irá garantir apenas a segunda dose para as pessoas que já se imunizaram na primeira etapa. Os telejornais Bom Dia, Rio, e Bom Brasil, ambos da TV Globo, exibiram imagens de pessoas que, mesmo dormindo na fila, não foram atendidas no Centro de Saúde Neusa Brizola, no Centro do município. Indignadas, muitas delas protestaram contra a falta de informação e principalmente da quantidade de doses da vacina disponível no município. O prefeito da cidade, Wagner Carneiro, o Waguinho, do MDB, não se manifestou sobre a desorganização.

“Eu cheguei aqui às 14h e estou até agora esperando. Ninguém pode ir no banheiro. Tem que ir lá naquele posto de gasolina. Não tem chave, não tem nada. As mulheres têm que ir lá pra poder ir no banheiro”, disse a aposentada Virgínia de Oliveira.

Segundo a Prefeitura, a procura aumentou porque os municípios vizinhos (incluindo o Rio) estão sem vacina e exigem também comprovante de residência ( obs: anteontem o prefeito Eduardo Paes afirmou, através de redes sociais, que a capital vai continuar aplicando a vacina em cidadãos idosos de qualquer cidade) . “Belford Roxo não adota esta prática, pois entende que o Sistema Único de Saúde é universal. Isso propiciou o aumento pela procura das doses no município”, diz a nota divulgada pela Assessoria de Imprensa.

Sobre a aglomeração na Policlínica Neuza Brizola – prossegue a nota – ,funcionários da unidade, com auxílio de guardas municipais, orientam as pessoas sobre o término das senhas e pedem para que elas não se aglomerem. Mas muitas delas preferem continuar na fila por conta própria, dificultando assim a dispersão. Outro ponto a destacar é que a Neusa Brizola está situada no ponto central do município, que faz limite com outras cidades, como Nova Iguaçu, Mesquita e São João de Meriti, além de ficar nas proximidades da Rodovia Presidente Dutra.

Além da Neusa Brizola, a vacina é aplicada ainda nas seguintes Policlínicas: Wona, Heliópolis, Itaipu, Parque São José, Parque Amorim e Nova Aurora.

 

foto: Reprodução da TV Globo

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.