Defesa Civil reposiciona sirene de alerta entre a Praça da Bandeira e o Parque Alian, em São João de Meriti

março 25, 2021 /

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de São João de Meriti reposicionou a sirene da Praça da Bandeira, em Vilar dos Teles, uma importante ferramenta para redução de desastres. O dispositivo estava localizado na Rua Montevidéu, na Praça da Bandeira, foi reinstalado no último dia 17, na Rua Quartzo, no Parque Alian. Com isso, ela passa a abranger as áreas de risco das ruas Maués, Ingá, Joaquim Nabuco, Tântalo, Quartzo e a Rua da Ligação.

O alerta sonoro, que pode ser acionado remotamente da sede da Defesa Civil ou manualmente, permite que a população seja avisada com o máximo de antecedência em caso de possibilidade de deslizamentos de terras nas áreas mapeadas como risco alto e muito alto.

O secretário de Proteção e Defesa Civil, Evalder Perini, reforça a importância dos dispositivos: “Temos no município cerca de 30 mil pessoas que moram em áreas de risco e, apesar de hoje termos também outras ferramentas, como o alerta SMS, essas sirenes são extremamente importantes para que a população seja informada em uma situação de emergência”, detalhou o secretário.

O alerta SMS informado por ele é o cadastramento do CEP de residência do munícipe. Bastando, para isso, o envio gratuito do código postal para o número 40199. Assim, a Defesa Civil emitirá os avisos em tempo real.

Projeto para conscientização

A pasta está preparando uma ação de panfletagem, a fim de orientar a população concentrada em áreas de risco e tirar dúvidas, tanto nas áreas abrangidas pela sirene reinstalada como nos demais 11 locais que também possuem os dispositivos instalados. Além disso, a secretaria também pretende fazer treinamentos e simulados com os moradores.

Aloma Carvalho