Defesa Civil de Japeri Participa de Treinamento Técnico em Paracambi

Gestores municipais aprimoram conhecimentos sobre riscos geológicos e desastres naturais no 22º Nivelamento Técnico Profissional

A Defesa Civil de Japeri marcou presença em um importante treinamento técnico, na última quinta-feira, 24, no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), em Paracambi. O evento faz parte do 22º Nivelamento Técnico Profissional – Noções Básicas de Processos Gravitacionais de Massa e Risco Geológico Associados a Escorregamento e Atuação do Ministério Público Diante dos Desastres no Estado do RJ, reunindo especialistas e representantes de diversas cidades da região.

Representando o município de Japeri, estiveram presentes os coordenadores da Defesa Civil Luciana Siqueira, Tania Grandeiro e Ivan Rodrigues. O evento foi organizado pela REDEC 6 – SUL II e pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Paracambi (SEMPDEC). O treinamento teve como principal objetivo capacitar gestores municipais e coordenadores de Defesa Civil, fornecendo-lhes ferramentas para lidar com processos geológicos de risco, como deslizamentos e escorregamentos. Esses fenômenos são recorrentes em áreas vulneráveis do Estado do Rio de Janeiro, tornando fundamental a preparação e a prevenção para minimizar os impactos à população.

O evento contou com a participação de renomados palestrantes na área de geologia e direito, como a geóloga Analice Ramos, coordenadora do Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamento do Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ), o geólogo Paulo Vicente, também do DRM-RJ, e a promotora de justiça Dra. Zilda Januzzi Veloso Beck, que representou o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. A presença do Tenente-Coronel BM Gil Correia Kempers Vieira, assessor técnico do MPRJ, trará uma perspectiva de integração entre as áreas técnica e jurídica no combate aos desastres naturais.

Durante o treinamento, que aconteceu das 8h às 16h30, no auditório do IFRJ, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os riscos geológicos associados a escorregamentos, suas causas, formas de prevenção, além de discutir as responsabilidades dos gestores públicos e o papel do Ministério Público diante dessas situações.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também