Nova Iguassu Online

Dança provoca bem-estar e acolhimento no Cras de Éden, em São João de Meriti

A turma de dança do CRAS junto com a professora Fátima Santana (de vestido vermelho e branco). Foto: PMSJM/Divulgação.

A unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Éden, em São João de Meriti, tem promovido mudanças significativas na vida dos moradores por meio de aulas de dança. A atividade ocorre todas às terças e sextas-feiras, das 14h às 17h, e tem se mostrado uma importante ferramenta de cuidado com a saúde física e mental dos participantes. O projeto já atrai dezenas de usuários que veem na dança uma oportunidade de bem-estar e acolhimento.

A coordenadora da unidade, Luciene Oliveira, destaca que todos os dias presencia histórias marcantes de superação. “Hoje chegou uma pessoa procurando atividades que pudessem ajudá-la no tratamento contra o câncer. Eu indiquei a aula de dança e ela está aí, com um sorriso no rosto”, contou emocionada. Para ela, iniciativas como essa reafirmam o papel social do CRAS na promoção da dignidade e qualidade de vida da população.

Rosemery Bacellar encontro na dança um apoio na luta contra o câncer

Um desses relatos é o de Rosemery Bacellar, moradora do Éden. “Eu estava passando pela rua e resolvi entrar para pedir ajuda. Estou fazendo um tratamento contra o câncer e procurava atividades gratuitas que pudessem me ajudar. Já cheguei fazendo aula de dança e isso elevou muito o meu astral. Quero sair daqui craque na atividade”, declarou com entusiasmo.

Para a professora de dança Fátima Santana, o impacto positivo da atividade vai além do físico. “Dança é vida, dança é saúde! Meus alunos saem daqui revigorados. Eu cuido deles com muito carinho, ligo, pergunto como estão e fico feliz em ver como a dança faz a diferença na vida de cada um”. O projeto, mais do que promover movimentos, têm feito os corações baterem mais fortes.

Sair da versão mobile