Crescilda Santiago: uma artesã sempre em crescimento

As criações dela podem ser encontradas, a partir desta quinta-feira (4), junto com uma grande variedade de trabalhos de suas colegas artesãs na loja FENIG MAIS TOP, localizada no segundo piso do TopShopping

A menina Crescilda, aos 9 anos, aproveitava bem as lições da avó materna. Com ela aprendeu crochê. O conhecimento dessa técnica artesanal, herança familiar, seria a sua profissão de vida. Aos 13 anos já vendia suas criações. Hoje, experiente, a moradora de Austin, Crescilda Santiago tornou-se uma das mais notáveis artesãs do Estado do Rio e o mais importante: nunca parou de aprender. As criações dela, em bonecas de pano, crochês e bordados, podem ser encontradas, a partir desta quinta-feira (4), junto com uma grande variedade de trabalhos de suas colegas artesãs na loja FENIG MAIS TOP, localizada no segundo piso do TopShopping, no Centro de Nova Iguaçu. O espaço colaborativo, que está renovado, é uma ação da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a Fenig, dentro do Programa Municipal de Artesanato da Prefeitura.

“Faço bonecos da turma do Sítio Pica Pau Amarelo por ser identidade cultural. O artesanato tem sido uma oportunidade para participar de feiras nacionais e internacionais. Participei da FIA, em Portugal, que é a maior feira de multiculturalidade da Península Ibérica e a segunda maior da Europa”, destaca a artesã. Crescilda reforça que o desejo de aprender mais a levou a expor no estande da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Juntou isso à vontade de aprender bordado e foi selecionada para o projeto Caminhos Criativos. Ela passou pela curadoria do artista plástico, designer e artesão Cocco Barçante, criador do Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, em Petrópolis.  Hoje, Crescilda é Presidente do Fórum Municipal de Artesanato, Presidente da Associação Casa Criativa de Artesãos e Artistas e segunda tesoureira da Faerj ( Federação de Artesanato do Rio de Janeiro). Ela também expõe seus trabalhos na loja colaborativa da Faerj, localizada no Recreio Shopping.

Com essa bagagem de aprendizado e de experiência, Crescilda destaca os benefícios de ser artesã. “É uma profissão que estimula o cérebro, traz tranquilidade, confiança e criatividade. É uma experiência gratificante, significa que minhas ações, palavras e atitudes afetam positivamente a vida de outras pessoas. Isso aumenta a responsabilidade de continuar agindo de maneira exemplar, fortalecendo o desejo de continuar contribuindo para o crescimento do nosso artesanato. Acredito que deixaremos um legado significativo para os que vierem”, afirma Crescilda Santiago.

Artesã de Nova Iguaçu, cadastrada na Fenig, Crescilda destaca que a Fundação é importante na promoção e na preservação da Cultura. “A Fenig oferece treinamento e capacitação para os artesãos do município, isso aumenta a qualidade e o valor dos nossos produtos”, ela acrescenta. Agora, Crescilda estará pela primeira vez na loja Fenig Mais Top, um espaço colaborativo e uma oportunidade de negócios e qualificação do artesanato.

“Uma loja de artesanato é um empreendimento que exige paixão pelo produto, habilidades com negócios e compromisso com a qualidade e a satisfação do cliente. É gratificante compartilhar a criatividade e a cultura local. Gosto muito de expor em lojas. Acredito que os clientes encontrarão o que há de melhor no artesanato de Nova Iguaçu. O espaço precisa ser uma referência”, finaliza Crescilda Santiago.

Crescilda Santiago no Instagram @artesacrescilda

Fenig Mais Top – segundo piso do TopShopping (em frente à RiHappy), no Centro de Nova Iguaçu 

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também