Aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham até um salário mínimo (R$ 1.412) começam a receber os pagamentos de dezembro a partir desta sexta-feira (20). Os depósitos continuam até o dia 8 de janeiro.
Aqueles que recebem acima de um salário mínimo deverão esperar até o dia 2 de janeiro. Para esses beneficiários, as liberações serão feitas entre os dias 2 e 8 de janeiro.
As datas de pagamento são definidas com base no número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.
Este deve ser o último mês em que os beneficiários atingidos pelas chuvas do Rio Grande do Sul (RS) contam com o depósito no primeiro dia do calendário.
Mensalmente, o INSS paga mais de 40 milhões de benefícios previdenciários e assistenciais. A maioria deles recebe até um salário mínimo -28 milhões- enquanto outros 12 milhões têm um benefício acima do piso nacional. Ao todo, cerca de 6 milhões dos benefícios são assistenciais, e 34 milhões previdenciários.
CALENDÁRIO DE QUEM RECEBE ATÉ UM SALÁRIO MÍNIMO
Final – Data de pagamento
1 – 20 de dezembro
2 – 23 de dezembro
3 – 26 de dezembro
4 – 27 de dezembro
5 – 30 de dezembro
6 – 2 de janeiro
7 – 3 de janeiro
8 – 6 de janeiro
9 – 7 de janeiro
0 – 8 de janeiro
CALENDÁRIO DE QUEM RECEBE ACIMA DE UM SALÁRIO MÍNIMO
Final – Data de pagamento
1 e 6 – 2 de janeiro
2 e 7 – 3 de janeiro
3 e 8 – 6 de janeiro
4 e 9 – 7 de janeiro
5 e 0 – 8 de janeiro
COMO CONFERIR O EXTRATO DO BENEFÍCIO?
Os beneficiários que desejam conferir o extrato de pagamento podem acessar o site Meu INSS. Após fazer o login, na tela inicial, é necessário clicar no serviço de “Extrato de Pagamento”. Na plataforma é possível ter acesso ao extrato e a todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.
A consulta pode ser feita também pelo aplicativo Meu INSS. Os beneficiários deverão informar login e senha, assim, todos os serviços disponíveis e o histórico das informações do beneficiário serão listados.
Aqueles que não têm acesso à internet podem ligar para a Central 135. Será necessário informar o CPF e confirmar dados cadastrais para evitar fraudes. O atendimento é feito de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
EXISTE PRAZO PARA SACAR O BENEFÍCIO?
Nos casos em que o beneficiário optou pelo saque via cartão previdenciário do INSS, o saque do benefício deve cumprir um prazo determinado pelo INSS. Em geral, ele ocorre até o final do mês seguinte ao da sua disponibilização (aproximadamente 60 dias). Se o valor não for retirado, ele é devolvido ao instituto.
Para receber os valores devolvidos, é necessário se dirigir a uma agência de Previdência Social. Dúvidas também podem ser tiradas pelo 135 ou pelo Meu INSS.
O QUE FAZER SE O TITULAR DO BENEFÍCIO NÃO CONSEGUIR SACÁ-LO?
Se o titular não conseguir realizar o saque do benefício é possível nomear um procurador que deve ser autorizado pelo INSS. O instituto faz, assim, a inclusão no cadastro e comunica a Caixa Econômica Federal.
Representantes legais devidamente cadastrados no INSS e no sistema da Caixa também podem fazer o resgaste do benefício.
COMO SOLICITAR O PAGAMENTO DE BENEFÍCIO NÃO RECEBIDO?
Quem não recebeu o pagamento de algum benefício pode solicitar ao INSS os valores da seguinte forma:
– Acesse o site do Meu INSS
– Faça login no sistema, escolha a opção “Agendamentos/Requerimentos”
– Clique em “Novo requerimento”, digite no campo “pesquisar” a palavra “não recebido” e selecione o serviço desejado
– O segurado será comunicado se for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação
– Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção “Agendamentos/Requerimentos”