Conexão Praia: esporte, cultura e sustentabilidade nas areias de Ipanema, com atividades gratuitas

Público aprova iniciativa que conta com apoio do Governo do Estado e da Light

Para turistas e cariocas que gostam de praia, no último sábado (02/11) também foi dia de aproveitar uma programação especial nas areias do posto 8, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. Durante todo o sábado, o “Conexão Praia”, iniciativa apoiada pelo governo do estado e pela Light, que oferece ao público atividades gratuitas aliadas às ações globais do G20, uniu esporte, cultura e sustentabilidade em um mesmo lugar. Com programação até o dia 17 de novembro, o evento também conta com atrações musicais e rodas de samba.

O público começou a manhã deste sábado praticando yoga com a professora Maria Clara Cunha, referência no ensino da prática. Em seguida, o treinador Ricardo Lapa, idealizador da maior academia online de aulas ao vivo do mundo – com mais de 350 mil alunos em 60 países – entrou em ação com um treino funcional, que colocou os participantes para suar.

– Um evento como esse tem uma importância enorme para que a população tenha a consciência de cuidar da sua saúde e bem estar. Hoje, as pessoas tiveram aqui a oportunidade de fazer uma aula de yoga de forma acessível e gratuita- comentou Maria Clara.

O treinador Ricardo Lapa, também ressaltou a oportunidade de acesso ao esporte de forma democrática.

– O esporte tira a pessoa do sedentarismo e ela ganha vida. Ter essa consciência é fundamental. É muito importante quando o Governo está preocupado com a saúde das pessoas, o que se integra ainda mais aos valores do G20, Social, quando todas as atenções vão estar voltadas para o Rio de Janeiro.

As crianças também tiveram vez durante a manhã de atividades. A meninada se divertiu em um circuito desenvolvido especialmente para elas. A advogada Priscila Sigaud, de 38 anos, levou os filhos Pedro, 05, e Maria Clara , 10, para a atividade neste sábado.

– O esporte é muito importante para saúde física e mental das pessoas. Trazer as crianças para essa atividade ao ar livre foi maravilhoso – disse Priscila.

A dona de casa Maria Aparecida dos Santos, de 41, estava caminhando pela praia quando viu o treino funcional e resolveu participar.

– Foi uma surpresa maravilhosa. Fazer exercício é muito bom. Muitas pessoas não podem pagar uma academia. Ter a chance de participar de uma aula gratuita, na praia, foi muito bom! – comemorou Maria Aparecida.

As amigas Carolina Dias,  servidora pública, e Sinara Medeiros, professora,  ambas de 32,  participaram da aula de yoga e do treino funcional.

– Começar o sábado com essa energia positiva foi fenomenal. Moro em Belo Horizonte, estou no Rio a passeio e fiquei muito feliz em ter tido essa oportunidade de fazer exercícios na praia – contou Sinara.

Na parte da tarde, o futevôlei e o vôlei de praia entram em quadra. E para encerrar o dia, o Conexão Praia recebe o show do Fica Comigo, a partir das 18h.

Esporte como ferramenta de inclusão e melhoria da qualidade de vida

Entre as atrações esportivas do “Conexão Praia”, há quadra poliesportiva para aulas de beach tennis, altinha, vôlei de praia e futevôlei. Personalidades esportivas também fazem participações especiais no evento, compartilhando suas experiências e promovendo a prática de esportes como indutor de hábitos saudáveis e de preservação ambiental. Além disso, o evento também tem espaço alternativo para aulas de yoga, shiatsu, rodas de conversa e atividades ambientais.  

– Um espaço como este em um dos cartões-postais do Rio, durante o G20, é também uma maneira de democratização do esporte. O apoio a iniciativas como o “Conexão Praia” é fundamental para a inclusão social de diferentes públicos  – disse o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

Sustentabilidade e inclusão social

Durante o Conexão Praia, as ações ambientais terão lugar de destaque com “Clean Ups”, com coleta de resíduos da praia, e oficinas de reciclagem, além da troca de resíduos recicláveis por brindes, e a divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU pelo calçadão de Ipanema.

A iniciativa inclui ainda levar para as areias de Ipanema ações para o fortalecimento da inclusão social e do empoderamento. Entre as iniciativas previstas estão aulas do programa Empoderadas, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que ensina técnicas de proteção em situações de risco, serviços de massagem, maquiagem e tranças.

E para que a inclusão seja completa, a terceira idade não vai ficar de fora das atividades. A secretaria também vai promover, para os idosos acolhidos do Abrigo Cristo Redentor, atividades de alongamento seguidas de banho de mar. O objetivo é proporcionar momentos de lazer e bem-estar, especialmente para os que estão há muito tempo sem contato com a praia.

Para se inscrever nas ações promovidas por secretarias estaduais e parceiros do evento, além de conferir a programação completa, basta acessar o site www.conexaopraiarj.com.br

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também