Comédia de costumes, “O Pena Carioca” em apresentação única nesta sexta-feira(21) no Teatro Firjan SESI Duque de Caxias

setembro 21, 2018 /

A inquietude de viver no Rio de Janeiro, uma metrópole com tantos paradoxos, foi a inspiração da premiada Companhia Atores de Laura para mergulhar na obra do fundador da comédia de costumes brasileira, Martins Pena (1815 – 1848). A montagem “O Pena Carioca”, em apresentação única na próxima sexta-feira, dia 21, às 20h, no Teatro Firjan SESI Duque de Caxias (Rua Arthur Neiva, número 100, bairro 25 de Agosto), reúne três peças emblemáticas do dramaturgo raramente encenadas fora dos círculos acadêmicos. Os ingressos custam R$ 22 (inteira) e R$ 11 (meia) e a classificação é de 16 anos.

A trama de “A família e a festa na roça” gira em torno de uma moça que pretende se casar com um médico, mas sua família insiste em uma união arranjada. “O caixeiro da taverna” acompanha a trajetória de um homem sem escrúpulos que faz de tudo para se tornar sócio da loja onde trabalha. Já em “O Judas em Sábado de Aleluia”, o protagonista se esconde na figura de um boneco e testemunha conversas entre vários personagens, inclusive sua pretendente, que não é quem ele pensa ser.

“O Pena Carioca” é o primeiro clássico nacional montado pela companhia dirigida por Daniel Herz, que já levou à cena espetáculos de Shakespeare, Moliére, textos coletivos e romances do paranaense Cristovão Tezza, entre outros trabalhos. Além de se apresentar em várias cidades do Brasil, o grupo participou de festivais em Lyon, na França, e Córdoba, na Argentina.

Em 26 anos, a Companhia Atores de Laura recebeu muitas indicações e arrebatou prêmios com vários espetáculos e em diversas categorias. A companhia já foi premiada pelo Shell, APTR, Afroreggae, Orilaxé, Qualidade Brasil, Coca-Cola e IV Festival de Teatro de Resende.

No Teatro Firjan SESI Duque de Caxias, as vendas são de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e sábado, das 9h às 14h. Mais informações (21) 3672-8369 ou teatrosesi.caxias@firjan.com.br .

A programação completa do mês de setembro está em http://www.firjan.com.br/sesi/qualidade-de-vida/guia-sesi-cultural/guia-cultural/default.htm . Vendas de ingressos online: www.diverteingressos.com

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.