Exposição na embaixada cultural do estado, em Ipanema, celebra o Rio com acervo de imagens, objetos e textos que destacam as peculiaridades da cidade
A Casa G20, Embaixada Cultural do RJ na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, abriu nesta quinta-feira (7/11) a exposição Viver o Rio. Com curadoria do jornalista, escritor, colunisa e pesquisador Ruy Castro e de sua mulher Heloisa Seixas, a mostra leva o visitante a uma imersão na história e na cultura do Rio de Janeiro, com fotos e frases icônicas extraídas de textos do escritor. A exposição inclui imagens do pintor realista Leonel Brayner, instaladas cobrindo as paredes do espaço, permitindo interpretações visuais da cidade, em diferentes épocas.
– Celebrar o Rio de Janeiro é valorizar nossa identidade cultural e mostrar ao mundo a beleza e a importância desse estado, especialmente no contexto do G20. A exposição ‘Viver o Rio’ é um presente para cariocas e visitantes, fruto de um investimento no nosso povo, para que todos possam se conectar e se orgulhar da nossa história – destaca o governador Cláudio Castro.
Além das imagens e textos, ‘Viver o Rio’ exibe objetos colecionados por Ruy Castro, como discos (LPs), pratos, livros e talheres, todos elementos que remetem à essência cultural do Rio. Num espaço emblemático e instagramável, uma foto da musa Leila Diniz foi reproduzida em tamanho real, permitindo que o visitante se veja acompanhado da mulher que revolucionou a moda praia, nas areias de Ipanema.
A exposição estará aberta ao público a partir desta sexta-feira (8/11), funcionando de terça-feira a domingo, das 13h às 19h.
Conexão Praia leva esporte e sustentabilidade para Ipanema
A poucos passos da Casa G20, o Conexão Praia oferece uma programação gratuita, com atividades que promovem esporte, educação ambiental e empoderamento feminino. Realizado com apoio do Governo do Estado e patrocínio da Light, a arena funciona como um ponto de encontro para cariocas e turistas discutirem sobre sustentabilidade, além de vivenciar o Carioca Way of Life (estilo de vida carioca). As atividades incluem beach tennis, yoga, oficinas de reciclagem, ações de inclusão social e apresentações musicais, conectando o público com temas globais que também estão em pauta no G20.
Com programação até o dia 17 de novembro, de quinta-feira a domingo, o espaço integra a comunidade local com o mundo, reforçando o compromisso do G20 com um futuro mais inclusivo e consciente.