Ícone do site Nova Iguassu Online

Com 9 cursos gratuitos pelo WhatsApp, Rede JA Brasil e Delta Air Lines ajudam jovens a se destacarem na busca por emprego

Parceria entre a ONG Junior Achievement e a Delta Air Lines, chatbot Junior usa estrutura dinâmica e linguagem acessível para orientar jovens na busca por vaga de trabalho

Nove cursos gratuitos de empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho oferecidos pela rede Junior Achievement (JA) no Brasil poderão ser feitos via WhatsApp por adolescentes, jovens e estudantes de todo o país. O Junior é um chatbot desenvolvido pela JA Américas em parceria com a Delta Air Lines.

Representado por um robô, a ferramenta funciona como um amigo e copiloto que auxilia na jornada de aprendizado, indicando novas possibilidades. O conteúdo é gamificado (ou seja, usa recursos comuns a jogos), interativo e com linguagem mais próxima aos jovens. 

O público-alvo são jovens de 15 a 29 anos, mas não há restrição de idade para participar. Ao oferecer experiências educacionais via celular, o objetivo da ONG é que o conteúdo seja acessado a qualquer hora e lugar. Pedro Englert, presidente do Conselho Diretor da JA, afirma que o projeto amplia a capilaridade da instituição no Brasil. 

“Com o curso na palma da mão, o Junior se alinha à missão da JA em inspirar e preparar o maior número possível de jovens e adolescentes para o mercado de trabalho. A facilidade de acesso e o conteúdo leve fazem do chatbot uma porta de entrada para todos os nossos conteúdos oferecidos gratuitamente, de preparação para o mercado de trabalho à educação financeira”, diz o executivo.

“Junior, o chatbot desenvolvido pela Junior Achievement Américas, está alinhado ao nosso compromisso com a educação além das iniciativas de curto prazo. Ao apoiar organizações como a JA no desenvolvimento desses programas, estamos contribuindo para capacitar e nutrir jovens estudantes para que possam se tornar os líderes do futuro”, explica Tad Hutcheson, Diretor Geral de Envolvimento Comunitário da Delta.

Para Rafael Coelho, coordenador de Marketing na JA Rio de Janeiro, a iniciativa tem o potencial de alcançar milhares de jovens que já utilizam o WhatsApp, mas que ainda não têm acesso aos conteúdos oferecidos pela organização e de aprendizagem em geral.

“O WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular no Brasil, com aproximadamente 150 milhões de usuários. Por outro lado, temos também milhares de jovens desempregados e outros que não estudam nem trabalham. Daí a importância de oferecermos essa oportunidade de desenvolvimento por meio de uma plataforma onde essas pessoas já estão e que se sentem tão familiarizados. Todo mundo precisa experimentar e compartilhar o Junior”, torce Rafael.

O chatbot começa a operar com três cursos, nos quais será possível aprender sobre possibilidades de carreira (como o perfil das profissões), comportamento e postura em entrevistas de emprego, além de orientações para elaborar um currículo. A ferramenta pode ser acessada por meio deste link ou acessando https://jabrasil.org.br/chatbot/?utm_source=estadual-rj&utm_medium=chatbot. Outros seis cursos serão adicionados em breve.

Há 40 anos no Brasil e há 25 no Rio de Janeiro, a Junior Achievement é reconhecida por promover educação empreendedora e financeira e preparação para o mercado de trabalho para jovens. Neste ano, a meta da JA Brasil, junto a sua rede em 19 estados e no Distrito Federal, é entregar um milhão de experiências de aprendizagem em todo o país.

Sobre a Junior Achievement (JA)

Fundada em 1999, a JA Rio de Janeiro é membro da JA Brasil e faz parte da rede global Junior Achievement, uma das dez organizações de bem social mais impactantes do mundo, segundo a thedotgood, e indicada ao Prêmio Nobel da Paz durante três anos consecutivos. Há 25 anos ajudando a transformar vidas, a JA Rio de Janeiro é também uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2023 e a Melhor ONG de Filantropia, Voluntariado e Apoio à Sociedade.
 
Com participação de mais de 17 mil pessoas voluntárias, proporcionou mais de 500 mil experiências educacionais a adolescentes, jovens, estudantes da rede pública de ensino e pessoas em vulnerabilidade. Além disso, com o apoio financeiro da iniciativa privada e pessoas doadoras, a organização realiza ações, programas e projetos em parceria com as secretarias de Educação, profissionais do setor e instituições de ensino, inspirando e preparando jovens para o sucesso em uma economia global.

Sair da versão mobile