Nilópolis coloca castramóvel nas ruas para esterilização de cães e gatos

novembro 18, 2020 /

A Prefeitura de Nilópolis iniciou no dia 10 de novembro a campanha de castração de cães e gatos no município. A medida atende ao projeto da Unidade Móvel de Esterilização e Educação à Saúde, o Castramóvel, criado pelo governo municipal com o objetivo de acompanhar de forma preventiva uma população estimada em cerca 14 mil animais.

O programa Castramóvel, que será itinerante, atende diretamente nos bairros do município, conta com uma unidade móvel para a realização das cirurgias e um veículo de transporte de animais.

O Castramóvel é um veículo adaptado, climatizado e revestido por material lavável e impermeável, dispondo ainda de duas mesas cirúrgicas, quatro gaiolas de contenção vasadas, nicho para alocação de material, um lavatório e espaço externo para a recepção. Já a equipe técnica é formada por dois médicos veterinários e pessoal de apoio.

Além disso, os donos de cães e gatos também podem procurar a Coordenadoria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonose, da Secretaria Municipal de Saúde, no primeiro andar do prédio da Prefeitura (Rua Pedro Álvares Cabral, no centro do município), ou pelo telefone 3039-3846, para fazer o agendamento de cirurgia.

As primeiras intervenções cirúrgicas já ocorreram com a castração de 14 animais. A meta do programa é atender 50 animais por mês.

Após a castração, o dono do animal receberá um guia contendo todos os cuidados e restrições pós-cirúrgicas, além de um folder informativo ilustrado.