Guisado de frango com purê de batata e farofa crocante.

maio 19, 2021 /

 

*Rodrigo Barros

 

E como toda data importante para nosso ramo da gastronomia não poderia passar em branco, aproveito para expressar meu total respeito e admiração a todos os Chefs de cozinha.
Nesta semana recebi a visita ilustre do Chef Pedro Alex. Ele não é nada mais nada menos que: ” O Chef Executivo da Presidência da República “. Não bastasse tamanha responsabilidade e prestígio entre a classe, ele é detentor de um currículo invejável:formado em gastronomia pela Universidade Estácio de Sá, Pedro Alex é embaixador da gastronomia do Rio de Janeiro, chef premiado com o Dólmã , prêmio brasileiro que laureia chefs e profissionais de cozinha atuantes e que se destacam no cenário gastronômico regional ou nacional. Após um ano de detenção do prêmio, os profissionais premiados podem ser nomeados como Chefs Embaixadores da Gastronomia Brasileira, um título vitalício concedido pelo Comitê da Gastronomia Brasileira , coordenador do enchefs RJ, medalha alumni e muito mais.
Como todos sabem, eu sou o atual chef premiado com Dólmã e chef embaixador pelo RJ assim com o grandioso Chef Pedro Alex!
A receita de hoje será um prato simples e popular,  porém com um nome chique:

Guisado de Frango com Purê de batata e farofa crocante.
Receita:
Temperar o 1 frango com pouco sal e pimenta do reino moída na hora, leve para um defumador por 2h. Corte os pedaços e reserve.
Refogar 1/2 cebola picada com fio de azeite, 1 linguiça calabresa cortada em rodelas, colocar 200g de feijão vermelho, 1l de caldo de galinha ( legumes + pé de galinha ), 1l de cerveja de qualidade, dar 40 minutos na panela de pressão. Após o cozimento, retirar e reservar. Voltar a panela de pressão ao fogo, colocar 50g de manteiga, 1/2 cebola picada, 2 dentes de alho e os pedaços do frango defumado, dourar um pouco mais, colocar 200g de molho de tomate, refogar para extrair todo o fundo da panela, acertar o sal e pimenta, voltar tudo para a panela de pressão por 10 minutos.

Para a Farofa Crocante:

Refogar 3 dentes de alho numa frigideira com 50g de manteiga, acrescentar a farinha panko + sal e pimenta do reino a gosto.

Para o purê de batatas:

500g de batata cozida
50g de leite
50g de manteiga
200g de queijo mussarela ralado.
Com a batata ainda quente bater tudo no liquidificador, não esquecendo de colocar o líquido primeiro.
Para montar o prato foi simples: coloquei 1° o purê, farofa, feijão com pedaços de linguiça, frango e para finalizar coentro picado.
Comida simples e muitíssimo saborosa!

 

*Rodrigo Barros foi o vencedor do  Prêmio Dolmã 2019 e  dos concursos Sal a Gosto e  Gold Chef Brasil, além de  participante do Master Chef Brasil 3