Canjica cremosa

junho 17, 2021 /

*Chef Rodrigo Barros

 

Mês de Junho!
Esse mês nos faz lembrar dos Dia dos Namorados, de Santo Antônio e de  São João. Como esquecer das aglomerações das festas Joaninas?  Durante o século XVI, essa festividade era bastante popular na Península Ibérica ( Portugal e Espanha ), lembrando que está festa é uma herança deixada pelos nossos colonizadores portugueses. E, sim, era chamada de Festa “Joanina” ( que era referência ao São João ), posteriormente passou a se chamar festa junina em referência ao mês de Junho.
Como em todo o país aqui , em nossa região não é diferente, amamos os quitutes juninos. Por isso a receita desta semana tem tudo a ver com a festividade e esse tempinho frio.

Receita de Canjica Cremosa

Ingredientes:

2 xícaras chá de milho para canjica
1 litro de água
3 xícaras chá de leite
1 lata de leite condensado
50g de coco ralado sem açúcar
1 lata de creme de leite
1 pitada de sal
canela em pó a gosto

Modo de preparo:

Deixe o milho de canjica de molho por 3 horas, escorra a água e coloque em uma panela grande ou panela de pressão. Junte 1 litro de água e deixe cozinhar até amolecer a canjica. Destampe a panela e misture o leite, o leite condensado e deixe apurar o sabor. Após o sabor apurado, desligar o fogo, acrescentar o creme de leite, a pitada de sal e finalizar com a canela em pó a gosto. Sirva quente!

 

*Rodrigo Barros foi o vencedor do  Prêmio Dolmã 2019 e  dos concursos Sal a Gosto e  Gold Chef Brasil, além de  participante do Master Chef Brasil 3