O Ciep 175 – José Lins do Rego, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, está recebendo a ‘Exposição Itinerante sobre a vida do Marinheiro João Cândido’. A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Meriti, e tem o objetivo de contar a história do almirante negro que liderou a Revolta da Chibata em 1910, duas décadas depois da abolição da escravidão no Brasil.
Durante o mês de maio, estudantes de escolas públicas poderão ir à unidade para conhecer mais sobre a figura considerada herói em São João de Meriti e no estado. Além disso, há um debate no Congresso para que ele seja declarado também herói nacional. O diretor-geral, Nelson Silva Oliveira, destaca a importância de receber a exposição no colégio.
— A mostra resgata e lembra a luta de todo o povo, não só a luta dos negros, mas de todos os oprimidos. Quanto mais a gente traz o passado para os nossos estudantes, mais fortalece uma batalha pedagógica no sentido da cidadania e da valorização desses povos — afirmou o diretor.
Os estudantes que forem à unidade escolar vão ter a oportunidade de participar de palestras e bate-papos, entre outras atividades.
Quem foi João Cândido?
João Cândido Felisberto foi o líder da Revolta da Chibata, em 1910, um motim de marinheiros que não aceitavam mais receber chibatadas de oficiais brancos como punição. O ato de coragem e a vida do almirante negro viraram símbolo da luta contra o racismo.