Cláudio Castro apresenta incentivos para atração de novos negócios no Rio de Janeiro em Nova Iorque

Cláudio Castro se reuniu, na última terça-feira (13/05), com empresários em eventos do Lide e da Veja

As vantagens competitivas do Rio de Janeiro para a consolidação de novos negócios foram apresentadas, na terça-feira (13/05), pelo governador Cláudio Castro durante encontros com empresários, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Nos eventos do Lide e da Veja, o governador destacou as políticas desenvolvidas para reforçar o estado como um dos principais destinos para instalação de grandes empresas.

“Os Estados Unidos são um parceiro estratégico fundamental para o Brasil – e, em especial, para o nosso estado. O comércio bilateral entre Brasil e EUA atingiu mais de 80 bilhões de dólares em 2024, e o Rio está cada vez mais inserido nesse cenário. Trabalhamos para atrair investimentos, gerar empregos e fortalecer as exportações fluminenses. Estamos reforçando a nossa posição como destino preferencial para empresas americanas e também incentivando negócios fluminenses a se internacionalizarem”, afirmou Castro.

Nos últimos anos, o Governo do Estado tem dado passos importantes para o fomento e a interligação do comércio fluminense ao internacional. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico assinou um Termo de Acordo de Regime Especial – baseado na Lei Riocomex – com a Sertrading, uma das maiores empresas do mercado no Brasil. Além disso, o governo também viabilizou a vinda da Comexport, o maior trading de comércio exterior do Brasil. Atualmente, o Rio ocupa o segundo lugar no ranking das exportações (13,56%) e 3ª posição nas importações (10,56%) nacionais.

“Firmamos acordos estratégicos, como o celebrado com a Sertrading, para simplificar e incentivar a instalação de negócios em nosso estado. Também trouxemos a Comexport, ampliando nossa capacidade de exportação. Essas ações consolidam o estado como uma plataforma de comércio internacional eficiente, moderna e integrada”, ressaltou o governador.

Investimentos americanos

Entre os investimentos norte-americanos no Rio de Janeiro estão a EIG Global Energy Partners, detentora de 76% do capital da Prumo Logística, operadora do Porto do Açu; a Procter & Gamble (P&G), especializada em uma ampla gama de produtos de cuidados pessoais; a Amazon, considerada uma das cinco maiores empresas de tecnologia; e a General Electric (GE), maior revisora de motores aeronáuticos da América Latina.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também