Cláudio Castro anuncia plano emergencial para crise hídrica no Rio de Janeiro

Falta de água atinge 2 milhões de pessoas, e queimadas intensificam problema no estado

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou nesta segunda-feira (16) que o estado enfrenta uma grave crise hídrica em razão da seca, afetando cerca de 2 milhões de pessoas em municípios como Maricá, São Gonçalo e Niterói. Para lidar com a situação, o governo está implementando um plano de contingência que inclui ações emergenciais e campanhas de conscientização para mitigar os efeitos da crise.

Castro destacou que há investigações em curso sobre queimadas criminosas no estado, com mais de 20 pessoas sendo investigadas. “Temos vídeos comprovando a ação de criminosos. Esperamos que até o fim da semana os mandados de prisão sejam cumpridos”, afirmou o governador. Ele ainda prevê que a situação permaneça crítica até o final de setembro, com uma melhora esperada para outubro.

Em Guapimirim, estado de emergência

Em Guapimirim, na Baixada Fluminense, a seca já levou à decretação de estado de emergência. Como medida paliativa, a concessionária Fonte da Serra e a prefeitura implementaram um rodízio no abastecimento de água, além de recorrer ao uso de caminhões-pipa.

Com informações do g1

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também