Nova Iguassu Online

Cláudio Castro na Zona Oeste: Não existe lugar onde o poder público não entre

O governador Cláudio Castro acompanhou a saída das tropas para o combate ao crime organziado em 10 comunidades da Zona Oeste. Fotos: governo do Estado do Rio de Janeiro.


O governador Cláudio Castro acompanhou, na madrugada desta segunda-feira(15/07), a saída das tropas das polícias Civil e Militar, além de agentes do Segurança Presente, e da Seap (Divisão de Recaptura e de Inteligência), para a ação estruturada de segurança pública. As forças de segurança realizam uma mobilização integrada em 10 comunidades de 6 bairros da Zona Oeste do Rio.

– Não existe lugar onde o poder público não entre. As forças de segurança têm feito um excelente trabalho de enfraquecimento das milícias, mas existem, nessas áreas, um cenário de disputa, de guerra, que sabemos que prejudica moradores e empreendedores. Nossa gestão trabalha para a retomada da ordem – declarou o governador Cláudio Castro, que passou as instruções para a tropa e comandou a saída dos agentes das bases.

A ação batizada de Ordo, que significa ordem, conta também com o apoio da Prefeitura do Rio e das concessionárias de energia, água e gás, além de operadoras de serviços de telecomunicações e Guarda Municipal.

A ação estruturada conta, por dia, com 2 mil policiais militares, civis e agentes do programa Segurança Presente, 300 viaturas, 37 motocicletas e dois helicópteros, apoiados por um grande aparato tecnológico, que inclui drones com câmera de reconhecimento facial e de leitura de placas. Além disso, o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel foi instalado ao lado da base do Barra Presente, na Avenida Ayrton Senna.

Nas primeiras horas de ação, os policiais realizaram três prisões, apreenderam um carro com três granadas dentro – encontrado na Linha Amarela, após a fuga de bandidos -, uma arma beretta 9 mm, 102 papelotes de maconha e dinheiro em espécie. Além disso, uma fábrica de gelo, na Cidade de Deus, foi autuada por poluição do solo – com vazamento de óleo direto para rede de esgoto. O estabelecimento também realizava furto de água.

–  A força-tarefa de segurança do Governo do Estado está nas ruas para combater organizações criminosas que querem fazer a população de refém. Com nosso serviço de inteligência, vamos desarticular muitas empresas de fachada, como de gelo e pão, que servem como financiador do crime. Por isso temos concessionárias atuando junto com órgãos da prefeitura e a Polícia Civil, para agir na questão da lavagem do dinheiro, e fazer com que tenhamos um combate efetivo. Vamos livrar essas áreas dos criminosos – declarou o governador Cláudio Castro, que acompanhou a saída das tropas do 31º BPM, no Recreio, às 4 horas da manhã.

Ações de segurança pública e fiscalização acontecem em Rio das Pedras, Terreirão, César Maia/Coroado, Cidade de Deus, Muzema, Gardênia Azul, Tijuquinha, Fontela, Morro do Banco e Sítio do Pai João. O patrulhamento foi intensificado nos principais eixos viários da Barra da Tijuca, Recreio, Itanhangá, Jacarepaguá, Vargem Grande e Vargem Pequena, incluindo as avenidas das Américas, Ayrton Senna, Lúcio Costa, Salvador Allende e Abelardo Bueno, a Estrada dos Bandeirantes e a Rua Edgard Werneck.

Também estão sendo cumpridos diversos mandados de busca e apreensão e mandados de prisão em aberto.

–  A ação integrada agiliza a captura de criminosos que estão com mandado de prisão em aberto, e também as novas prisões em flagrante – concluiu o governador.

Além do Comando de Operações Especiais (COE), participam da ação Ordo agentes dos batalhões de Jacarepaguá e do Recreio e de delegacias especializadas, como as de Defesa dos Serviços Delegados, Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial, Roubos e Furtos, Roubos e Furtos de Automóveis e do Consumidor. A Operação Lei Seca, Detran, Detro, Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Marinha do Brasil, Guarda Municipal, Secretaria Municipal da Ordem Pública, operadoras de TV a cabo e internet e concessionárias de água, luz e gás são parceiros operacionais da ação deflagrada pelo Governo do Estado.

Sair da versão mobile