Aviso sonoro via celular foi emitido após o Rio Boa Esperança transbordar na tarde de ontem (5)
O Rio Boa Esperança, localizado na região de Tinguá, em Nova Iguaçu, retornou ao nível abaixo do limite após transbordar na tarde de ontem, sábado (5). O aumento do volume de água foi em decorrência da chuva que atingiu a cidade e também por reflexos do temporal na região serrana do Rio. Por conta disso, moradores da localidade receberam, às 12h15, um Alerta Severo para inundações e alagamentos, emitido pelo serviço Cell Broadcast da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, coordenado Centro de Monitoramento Estadual (CEMADEN-RJ), a pedido da Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEC). Esta foi a primeira vez que este tipo de aviso precisou ser acionado em Nova Iguaçu.

Dudu Reina foi a Tinguá para conferir o nível do Rio Boa Esperança
A chuva teve início em Nova Iguaçu na sexta-feira (4). Desde então, a região de Adrianópolis registrou o maior volume pluviométrico, com acumulado de 106,4mm nas últimas 24 horas, o maior da cidade até o momento. O quantitativo representa aproximadamente 105% da média histórica para todo o mês de abril.

Nascente do Rio Boa Esperança, próximo à serra de Petrópolis. Foto: Redes Sociais.
Foram observados pontos de alagamentos em ruas de diversos bairros, mas sem maiores incidentes. De acordo com a SEMDEC, seis ocorrências foram registradas em toda a cidade, sendo duas por quedas de árvores em Santa Eugênia e Austin, duas causadas por árvores sobre fiação, no Centro e em Cabuçu, e outras duas por alagamento de residências, ambas no Km 32. No entanto, não houve necessidade de interdição dos imóveis. O incidente também não deixou mortos, feridos, desabrigados ou desalojados.
Ainda há previsão de chuva fraca em boa parte da cidade e de pancadas moderadas, principalmente sobre a região serrana. Para o domingo (6) a previsão é de redução significativa das precipitações. Desta forma, Nova Iguaçu permanece em Estágio de Atenção, com equipes das secretarias municipais de Defesa Civil, de Ordem Pública, de Assistência Social e de Meio Ambiente e também do SAMU e do Corpo de Bombeiros em Estado Operacional de Prontidão, prontas para entrar em ação em caso de necessidade.

Além do serviço Cell Broadcast, que envia alertas sonoros diretamente para os celulares, em tempo real, para regiões específicas da cidade com avisos e orientações sobre a situação climática, a secretaria dispõe também do envio de mensagens via SMS. Neste caso, o morador deve se cadastrar enviando seu CEP por mensagem de texto para o número 40199. O serviço é gratuito e tem como objetivo informar a população sobre eventuais riscos em caso de chuva.