China revela protótipo do que pode ser o trem de alta velocidade mais rápido do mundo

O protótipo do trem-bala CR450AF mostrado em um trilho em Pequim | Foto: Xinhua/Shutterstock

A China revelou um protótipo de seu trem de alta velocidade de próxima geração, um veículo que, segundo ela, está a caminho de ser o mais rápido do mundo.

O CR450, que foi revelado em Pequim em 29 de dezembro, atingiu velocidades de teste de até 450 quilômetros (281 milhas) por hora e uma velocidade operacional de 400 quilômetros (248,5 milhas) por hora, de acordo com o Ministério dos Transportes da China.

Quando entrar em serviço comercial, poderá ser o trem de alta velocidade mais rápido do mundo, superando o atual modelo CR400 da China, que estreou em 2017 e opera a 350 quilômetros (217 milhas) por hora.


O mais recente protótipo CR450 foi elogiado por seus desenvolvedores – CRRC Changchun Railway Vehicles e CRRC Sifang Co., Ltd. – por sua excelência em velocidade operacional, eficiência energética, controle de ruído e desempenho de frenagem.

Uma vista interna do vagão da classe econômica do trem-bala CR450AF.

Uma vista interna do vagão da classe econômica do trem-bala CR450AF. Xinhua/Shutterstock

Ele passou por mais de 3.000 simulações e mais de 2.000 testes de plataforma para atender às rigorosas demandas da operação comercial, de acordo com o jornal estatal China Daily.

Mais testes e refinamentos de linha são necessários para garantir que ela atenda a todos os padrões necessários para operações comerciais, disse o China State Railway Group.

Na última década, a China se tornou uma líder mundial indiscutível no desenvolvimento ferroviário, construindo milhares de quilômetros de novas ferrovias que chegam a quase todos os cantos do país. Sua rede ferroviária abrange mais de 160.000 quilômetros, incluindo mais de 46.000 quilômetros de linhas ferroviárias de alta velocidade, de acordo com o ministério dos transportes da China.

O transporte ferroviário de alta velocidade tem sido uma alternativa eficaz às viagens aéreas para viagens de até 1.120 km, conectando pessoas que se deslocam entre as principais cidades e as áreas rurais do país com facilidade e conforto.

Desde a década de 1980, centenas de bilhões de dólares foram investidos em novas ferrovias de alta velocidade e alta capacidade na Europa e na Ásia, tendo como pioneiros a Shinkansen do Japão e o Train a Grand Vitesse (TGV) da França.

Com informações da CNN Travel

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