Na última segunda-feira, o Mestre César Romeu, de 73 anos, foi aplaudido de pé durante o pré-lançamento do documentário SENSEI: O Legado de César Romeu. O filme, dirigido pelo jornalista Oscar Colombo e pelo documentarista Paulo China, com produção executiva de Adriano Santos, foi exibido em uma cerimônia realizada no restaurante Maria Portuguesa, em Nova Iguaçu.
O evento contou com a apresentação do talentoso radialista Paulinho Altunian e reuniu personalidades expressivas do esporte, como o atleta olímpico Sebastian Pereira, Mestre Antônio Pinheiro, Mestre Willian Muniz, Viviane Sechin, Cândido Medeiros e Jucinei Costa, Presidente da Federação de Judô do Rio de Janeiro.
A homenagem ao Mestre César Romeu teve o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) e da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu. O presidente da Fenig, Miguel Ribeiro, também marcou presença e discursou durante a cerimônia.
“O filme foi emocionante, me fez recordar uma das melhores fases da minha vida. O César Romeu merece muito essa homenagem. Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto”, declarou Sebastian Pereira, que foi revelado pelo Mestre César Romeu.
Visivelmente emocionado, o homenageado da noite agradeceu: “Não preciso falar mais nada, está tudo dito nesse filme. Só quero dizer: muito obrigado.”
Para Adriano Santos, diretor executivo do projeto, o documentário é um marco importante. “Devemos reverenciar o Mestre César Romeu, um homem de 73 anos que nunca deixou de lutar e acreditar no judô como formação e transformação de pessoas. Esse filme, muito bem dirigido por Colombo e China, é um agradecimento e busca informar as novas gerações. Não tem como falar de esporte em Nova Iguaçu sem destacar a existência, perseverança e dedicação do Mestre César Romeu”, ressaltou.
O lançamento oficial do filme está previsto para janeiro de 2025, com a data a ser confirmada.