Grupo faz parte dos 2 mil convocados pelo governador Cláudio Castro e inicia o período de adaptação para o curso segunda-feira, 24.
Um novo ciclo se inicia para os 537 aprovados no concurso de 2023 da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro que, segundo determinação do governador Cláudio Castro, prevê o ingresso de mais 2 mil policiais militares. Nesta quinta-feira (20/02), os recrutas ingressaram no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças 31 de Voluntários (CFAP 31 Vol), localizado em Sulacap, na Zona Oeste do Rio. Os futuros policiais entregaram documentos e a partir de segunda-feira (24/02), iniciam o período de adaptação para o curso de formação.
Nesta primeira etapa, os alunos participarão de palestras informativas e receberão instruções essenciais sobre a rotina militar e as diretrizes institucionais. O objetivo é facilitar a transição para o Curso de Formação de Soldados (CFSd), garantindo que eles estejam familiarizados com os procedimentos administrativos e organizacionais.

– Estamos fazendo o maior investimento da história na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro. Queremos fortalecer cada vez mais o efetivo das nossas forças de segurança, e garantir que esses servidores sejam capacitados para trabalhar pelo povo fluminense – afirmou o governador.
Realização de um sonho
Felicidade e realização. Essas foram as palavras escolhidas pela futura policial Maria Beatriz Copello para resumir a chegada ao CFAP. Segundo ela, a aprovação no concurso e o início da capacitação representam a realização de um sonho que ela carrega desde criança.
– Estou muito feliz e realizada. Sinto que nasci com essa vocação mesmo, é uma coisa que carrego desde criança. Muita gente tentou me desencorajar, mas eu consegui chegar até aqui – contou.
A aluna Thainar Camilo se preparou durante dois anos para esse momento. Ela enfatizou que os investimentos na segurança pública trazem mais credibilidade às forças policiais e aproximam a população dos profissionais da área.
– É uma sensação indescritível estar aqui, foi muito esforço, abri mão de muitas coisas, de muitos momentos com família e amigos para estar aqui. Sempre tive o desejo de fazer algo útil, de servir. Os investimentos em segurança pública são primordiais e esperamos contribuir para reduzir os índices de criminalidade – explicou.
Para o aluno Alex Rubens, os recursos do Governo do Estado possibilitam não somente a diminuição dos índices de criminalidade, mas também melhores condições de trabalho aos servidores.
– Espero ter uma formação muito boa, minhas expectativas são grandes. Acompanho as medidas tomadas pelo governo, vi a entrega dos coletes balísticos e capacetes aos profissionais. Essa ação me tranquilizou muito, como futuro policial militar, gostei de saber que vou poder trabalhar com melhores condições – declarou.
Processo de formação
Os alunos serão incorporados a partir de março, quando começa oficialmente o curso de formação e os treinamentos práticos e teóricos necessários para o exercício da função. Os recrutas serão divididos em quatro turmas e cada uma passará por um período de 12 meses de formação.
– É importantíssimo para nossa sociedade essa medida adotada pelo governador Cláudio Castro, de iniciarmos o processo de formação dos servidores públicos responsáveis pela garantia da ordem e da vida do cidadão fluminense – disse o comandante do CFAP, tenente-coronel Alex Soliva.