Nesta semana, as atividades acontecerão entre terça (25/03) e quinta-feira (27/03), das 13h às 15h
A CCR RioSP segue com o cronograma de desmontes de rochas para a construção das novas pistas de subida e descida da Serra das Araras, na Via Dutra. Nesta semana, as atividades acontecerão amanhã (25/03), quarta (26/03) e quinta-feira (27/03), das 13h às 15h, com o fechamento da pista de subida da Serra das Araras na altura do km 225, em Paracambi.
O trânsito na pista sentido Rio de Janeiro (descida da Serra das Araras) não sofrerá nenhuma alteração para o motorista. A comissão reforça a importância de conformidade com a sinalização implantada no local e no limite de velocidade.
Obra na Serra das Araras
A obra da Serra das Araras é considerada uma das principais construções do setor de infraestrutura do Brasil e a mais esperada pelo setor de transporte de cargas. Pela Via Dutra passa cerca de 50% do PIB do país.
As melhorias no andamento fazem parte de um conjunto de obras que promoverão uma importante mudança na logística do transporte de cargas nacional. Além de reduzir o tempo de viagem e o custo do transporte, oferecendo mais segurança e fluidez ao trânsito da Serra das Araras.
Os investimentos realizados pela CCR RioSP na Serra das Araras serão da ordem de R$ 1 bilhão de reais em obras e tecnologia, que incluem:
- Construção de 24 viadutos
- Construção de 3 passarelas
- Implantação de 4 faixas por sentido + costamento e faixa de segurança
- 2 rampas de escape
- Rodovia 100% iluminada e conectada
- Instalação de câmeras inteligentes
- Novos Painéis de Mensagem Variável (PMVs)
A previsão de conclusão dos serviços é 2028 para a pista de subida (sentido SP) e 2029 para a pista de descida (sentido RJ).