Caxias e Queimados marcam presença nos Jogos da Baixada

março 27, 2018 /

Neste domingo (25) iniciou a 21ª edição dos Jogos da Baixada, o maior evento socioesportivo da região, que envolve 14 municípios e 3.200 atletas em nove modalidades esportivas. Os jogos foram realizados na Vila Olímpica de Duque de Caxias e mobilizaram milhares de pessoas, incluindo os competidores e seus treinadores. Logo no primeiro dia, o público já pode assistir as provas de atletismo, além de disputas no handebol feminino sub-14 e a primeira rodada do futebol.

Anfitrião do evento, o município de Duque de Caxias, já obteve 13 conquistas nas competições. E, confirmando o favoritismo no atletismo, a delegação levou 12 medalhas de ouro das 14 disputadas nas modalidades de corrida, salto em distância e arremesso de peso, na categoria sub-17, masculino e feminino. Na quadra de handebol, onde aconteceram as disputas do feminino sub-14, Magé garantiu o ouro.

Já a equipe de handebol feminino (sub-14) do município de Queimados mostrou força e alcançou um grande resultado: a medalha de prata. Com direto a duas goleadas (9 a 1 contra Mesquita e 10 a 0 contra Guapimirim), as meninas até tentaram, mas foram superadas por Magé na grande final por 8 a 4. Novata na competição, Ana Karoline dos Santos foi eleita a melhor goleira da modalidade.

Mas não para por aí, o atletismo também foi destaque e trouxe para a delegação queimadense quatro medalhas. Misael Fernandes conquistou a prata nos 400 metros livres, Marlon Andrade ficou com o bronze nos 400 metros livres e André Oliveira também alcançou o terceiro lugar no salto em distância. Outro destaque do domingo foi o terceiro bronze, desta vez no revezamento 4×100, competido por Gabriel Ramos, Pedro Diego, Marlon Andrade e Julio Cesar Noronha.

A competição é organizada pelo Jornal O Dia, conta com importantes patrocinadores e apoiadores de peso. Entre eles, o governo federal, pela segunda vez consecutiva no evento. Além do SESC-RJ e da Piraquê, o evento ainda conta com novos parceiros, como o DETRAN/RJ, a TIM e a Robmar Automóveis. Marcos Salles, presidente do Jornal O Dia, agradeceu a participação de todos os apoiadores e atletas e disse que espera encontrar os competidores em novos eventos esportivos.

Saiba mais sobre os Jogos da Baixada:

Na 21ª edição dos Jogos da Baixada, serão disputadas as modalidades de futebol, atletismo, handebol, futsal, futebol society, xadrez, tênis de mesa, voleibol e natação. Os jogos têm o objetivo de trabalhar os valores éticos, políticos, sociais e culturais com o objetivo de formar o esportista com uma identidade, tendo o desenvolvimento de sua formação. A competição reunir cerca de 3.200 atletas, nas categorias sub-14 e sub-17, em cinco rodadas. O encerramento ocorrerá no dia 6 de maio.

Aloma Carvalho