Sexta-feira Santa: a cruz como sinal de amor
Nesta Sexta-feira Santa, milhares de católicos de Nova Iguaçu contemplaram o sacrifício de Jesus na cruz. A Celebração da Paixão do Senhor, marcada pelo silêncio, escuta da Palavra e adoração da cruz, foi realizada às 15h na Catedral e na igreja de Nossa Senhora de Fátima e São Jorge e em diversas paróquias da Diocese de Nova Iguaçu.

Nesta data, aconteceu também a Coleta Pró Terra Santa, destinada à manutenção dos lugares sagrados e à assistência aos cristãos que vivem na Terra de Jesus. No final da tarde, centenas de católicos das Igrejas de Santo Antônio de Jacutinga e de Nossa Senhora de Fátima e São Jorge participaram da Via Sacra pelas ruas do Centro de Nova Iguaçu.
Sábado Santo: a noite da Vigília Pascal
No Sábado Santo, a Vigília Pascal é considerada a “mãe de todas as celebrações”. A liturgia da luz, a proclamação da Páscoa e a renovação das promessas batismais marcam a espera e a alegria pela Ressurreição. Dom Gilson preside a Vigília às 18h na Catedral.
Domingo de Páscoa: Cristo ressuscitou!
No Domingo de Páscoa, a Igreja celebra a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. A ressurreição é o fundamento da fé cristã e a fonte da esperança que renova a vida. Dom Gilson celebrará duas missas: às 7h30 na Paróquia Cristo Ressuscitado, no bairro BNH, em Mesquita, e às 10h novamente na Catedral.
Coletas solidárias: fé que se traduz em ação
Durante a Semana Santa, duas coletas ganham destaque. No Domingo de Ramos, acontece a Coleta Nacional da Solidariedade. Dela, 60% dos recursos arrecadados são destinados ao Fundo Diocesano de Solidariedade, que apoia projetos sociais na Baixada Fluminense. Os 40% restantes são enviados ao Fundo Nacional de Solidariedade, gerido pela CNBB.
Já na Sexta-feira Santa, a Coleta para os Lugares Santos reforça o compromisso com os cristãos da região onde Jesus viveu e pregou, contribuindo para a preservação dos locais sagrados e assistência às comunidades locais.
Caminho de fé, caridade e esperança
A Diocese de Nova Iguaçu, que abrange sete municípios da Baixada Fluminense, convida todos os fiéis a se unirem espiritualmente às celebrações da Semana Santa. A programação completa de cada paróquia e comunidade está disponível nas redes sociais das paróquias. É tempo de renovar a fé, servir com amor e anunciar a esperança.