Para ampliar o monitoramento dos blocos de rua e dos desfiles na Marquês de Sapucaí, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Governo, está instalando 30 torres de segurança em pontos de maior concentração de foliões. Uma das 6 câmeras contará com o sistema PTZ (Pan-Tilti-Zoom), que permite movimentos remotos nas direções horizontal, vertical e ajustes de zoom. As torres vão operar de 28 de fevereiro a 9 de março, e serão integradas ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
“Vamos ampliar o monitoramento dos blocos de rua e dos desfiles na Sapucaí, reforçando a atuação das forças de segurança. A tecnologia das câmeras, incluindo o sistema de reconhecimento facial, nos permitirá identificar possíveis ameaças e garantir uma festa mais tranquila para os foliões. O Rio de Janeiro é a capital do Carnaval e estamos trabalhando para que a festividade aconteça com ordem e segurança”, afirmou o governador Cláudio Castro.
As torres, que contam com câmeras de monitoramento e reconhecimento facial, serão instaladas em três pontos estratégicos. Serão 10 no entorno do Sambódromo, 10 na Rua Primeiro de Março e 10 na Intendente Magalhães. Além de monitorar o movimento nas festividades, as torres poderão identificar pessoas com mandado de prisão em aberto.
Cada torre contará com 4 câmeras tipo Bullet na parte da cima, uma câmera com o sistema PTZ e uma de reconhecimento facial. Para o secretário de Governo, André Moura, a medida é fundamental.
“O monitoramento policial por meio de câmeras em grandes eventos é fundamental para garantir a segurança da população, permitindo a identificação rápida de situações de risco, a prevenção de crimes e uma resposta ágil a qualquer ocorrência”, disse André Moura.