Campanha Sob Pressão tem início no HemoRio e ajuda a arrecadar 166 bolsas de sangue

A atriz Marjorie Estiano, que vive a protagonista Dra Carolina, doou sangue ao lado do autor do livro que inspirou o programa, Márcio Maranhão.Foto: SES/Divulgação,

O HemoRio recebeu, nesta terça-feira (23/04), parte do elenco da série Sob Pressão, da TV Globo. A atriz Marjorie Estiano, que vive a protagonista Dra Carolina, doou sangue ao lado do autor do livro que inspirou o programa, Márcio Maranhão. Para celebrar a quinta e última temporada, a campanha solidária de doação de sangue vai percorrer o país. Foram arrecadadas 166 bolsas de sangue no primeiro dia da campanha.

A corrente de solidariedade vai envolver mais de 120 pontos de coleta, que estarão mobilizados em 22 estados.

O HemoRio, que é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, será um dos locais de coleta. O Dia D da campanha será no sábado, dia 27/04.

“Esta ação junto com a série, que fala sobre os temas da saúde pública e também de cidadania, é um momento muito feliz . A série Sob Pressão me ajudou a dar o primeiro passo na doação de sangue. Hoje, sou doadora regular” , disse Marjorie.

O autor do livro Sob Pressão enfatizou a importância da campanha.

“A doação de sangue é um gesto voluntário e de solidariedade muito importante no cenário da saúde pública do Brasil. Como médico, trabalhei muitos anos em emergências e via a necessidade de ter disponível esse item tão precioso que é o sangue” , disse Maranhão.

Critérios para doação

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto.

Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável.

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses.

“O Hemorio está de portas abertas todos os dias da semana para receber os doadores. É a solidariedade que nos move e campanhas como essa nos ajudam a salvar vidas”, concluiu Luiz Amorim, diretor da unidade.

O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.

Compartilhe
Categorias

Mais lidas

Publicidade
Veja também

Faça a sua pesquisa