
Câmara realiza semana Legislativa sobre Primeira Infância
outubro 27, 2017 /
Pensando em ampliar o debate e dar mais visibilidade ao desenvolvimento infantil, o deputado federal Felipe Bornier (PROS/RJ), juntamente com os deputados JHC (PSB/AL), Pedro Cunha Lima (PSDB/PB) e Mariana Carvalho (PSDB/RO), teve a iniciativa de realizar, nesta semana, uma série de eventos na Câmara dos Deputados sobre a Primeira Infância.
Nesta terça-feira, 16, ocorrerá a abertura oficial da exposição “Infância e Paz” que tem o objetivo de retratar a importância de se investir no desenvolvimento do cidadão nos seis primeiros anos de vida, demonstrando que a deficiência de recursos humanos e materiais nesta fase podem acarretar em uma sociedade improdutiva e menos desenvolvida.
Pesquisas desenvolvidas no Brasil e no mundo mostram que um ambiente propício para nascimento e crescimento de crianças de zero a seis anos é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais equilibrada e sadia. E, ao contrário, se esse ambiente for conturbado, as gerações futuras tenderão a ações menos amigáveis e mais violentas.
“Investir na Primeira Infância é garantir um futuro próspero e com mais oportunidades para o Brasil. Muitos dos problemas que a nossa sociedade enfrenta, hoje, seriam amenizados se tivéssemos mais políticas públicas para o desenvolvimento dessa fase da vida”, explica Felipe Bornier um dos engajadores do assunto na Câmara que, recentemente, participou do curso de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância na Universidade de Harvard (EUA), uma das mais conceituadas do mundo.
Na próxima quinta-feira, 19, o Plenário da Câmara vai se transformar, a partir das 10h, em Comissão Geral para debater políticas públicas para a Primeira Infância. É a primeira vez que o assunto será tema de uma Comissão Geral na Casa.
Felipe Bornier destacou que o Congresso Nacional, pioneiro ao propor e aprovar o Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/16), precisa dar mais visibilidade ao assunto e envolver toda a sociedade civil nesse processo.
“Nosso objetivo é dar luz a esse assunto tão caro para o desenvolvimento do Brasil. Sabemos que é na formação de cada cidadão que vamos construir o nosso futuro e é com isso que devemos nos preocupar. Essa comissão será uma importante para incentivar o debate sobre a Primeira Infância nos municípios e nos estados e para a fomentação de política de Governo que trarão resultados efetivos”, disse.
A Comissão Geral contará com a participação de diversas autoridades, ministros de estados, educadores e especialistas dessa temática. Além de Felipe Bornier, JHC, Pedro Cunha Lima e Mariana Carvalho, também assinam o pedido de debate os deputados Rafael Motta (PSB/RN) e Rômulo Gouveia (PSD/PB).
Legenda foto (da esquerda para direita): deputado Pedro Cunha Lima (PB), deputada Mariana Carvalho (RO), Ministro do Desenvolvimento Social Osmar Terra, deputado JHC (AL) e deputado Felipe Bornier (RJ).
Paulo Cézar
PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.
