
Luizinho voltou a fazer campanha hoje no calçadãod e Nova Iguaçu
Calçadão de Nova Iguaçu, principal passarela de políticos em busca de votos dos eleitores da Baixada
setembro 29, 2018 /
O calçadão do centro comercial de Nova Iguaçu não é apenas a principal referência dos consumidores da Baixada Fluminense que buscam produtos a preços vantajosos. É por isso que pela Avenida Governador Amaral Peixoto, onde fica o calçadão, circulam diariamente mais de 100 mil pessoas de todas as cidades da região. É em busca desse público que os lojistas fazem promoções atrativas. Na semana do Natal, esse público dobra de tamanho. E é na praça Rui Barbosa, porta de entrada deste Shopping a Céu Aberto, que a Prefeitura e órgãos do governo fazem campanhas para garantir visibilidade de suas ações. E é também neste famoso calçadão, por onde passam multidões de eleitores, que políticos de praticamente todos os partidos tentam conquistar apoio popular e principalmente votos para se elegerem.
Há décadas que o calçadão de Nova Iguaçu é referência para os candidatos da cidade e para os de fora. Por lá já desfilaram, como candidatos em eleições passadas, o hoje presidiário Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro José Dirceu, Jorge Bittar, Benedita da Silva, Anthony Garotinho, Leonel Brizola, Sérgio Cabral, Moreira Franco, Geraldo Alckmin, Lindbergh Farias, Marcelo Crivela, Michel Temer, entre outros. Na atual campanha, em tempos de Mensalão, Petrolão e Java Jato, poucos são o que se atrevem a pedir votos no calçadão e Nova Iguaçu. Os tempos são outros, os eleitores estão indignados com a corrupção que envolve políticos e empresários, e só não rejeitam os candidatos que nunca disputaram eleição e alguns Ficha Limpa. Talvez por conta desta indignação, poucos são os candidatos que até agora ousaram conquistar o eleitor que transita por este calçadão.
Nos últimos 20 dias, fizeram campanha neste espaço os candidatos a governador Eduardo Paes ( DEM), Romário ( Podemos) e Índio da Costa ( PSD). Dos 14 candidatos ao Senado pelo estado do Rio de janeiro, apenas Chico Alencar ( PSOL) , Flávio Bolsonaro e Arolde de Oliveira (PSD) pediram votos no calçadão. O ex-prefeito Nelson Bornier (PROS) também não tem aparecido por lá.
Da Baixada Fluminense, apenas o médico Luiz Antônio Teixeira da Silva, o Doutor Luizinho, ex-secretário de Saúde de Nova Iguaçu e do governo estadual, é assíduo frequentador do calçadão antes mesmo da disputa por uma vaga de deputado federal. Nesta campanha, nenhum presidenciável apareceu no calçadão. Responsável por uma administração pífia, o prefeito da cidade de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa, também sumiu do centro comercial. Quem também não tem sido visto no local é o ex-deputado Fernando Gonçalves (PTB), que no passado se intitulava “o Rei do Calçadão”. A última vez que Fernando Gonçalves conquistou o mandato de deputado federal foi em 1998, apoiado pelo então prefeito Nelson Bornier.
Fotos de Paulo Cezar Pereira, Cláudio Moura e Divulgação
Paulo Cézar
PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.
