CAIXA DOA MAIS DE 12 MIL COMPUTADORES PARA INCLUSÃO DE JOVENS DE ESCOLAS PÚBLICAS

Máquinas serão destinadas à capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade

A CAIXA já doou 12.113 equipamentos ao programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações. As máquinas, provenientes da modernização do parque tecnológico do banco, são recondicionadas e destinados para uso prioritário em escolas públicas e em pontos de inclusão digital.
 O presidente da CAIXA, Carlos Vieira, celebra a marca e explica que os computadores também são destinados à capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade. “Essa ação do banco abre portas para que crianças e jovens possam se qualificar, além de promover a inclusão digital e tecnológica. Essa qualificação pode ser fator determinante para entrada no mercado de trabalho ou mesmo na decisão de seguir pelo empreendedorismo”, ressalta.

Presidente Carlos Vieira em cerimônia no Ministério das Comunicações em março deste ano

Como a parceria começou
 A parceria entre a CAIXA e o Ministérios das Comunicações foi firmada em dezembro de 2023, após a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica.
 O banco dispõe de cerca de 23 mil computadores que podem ser aproveitados para esse e outros acordos.
 Computadores para Inclusão
 O Programa Computadores para Inclusão é uma ação do Governo Federal executada pelo Ministério das Comunicações para implementação de políticas de inclusão digital.
 O objetivo é apoiar e viabilizar o acesso à tecnologia por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC), que são espaços físicos adaptados para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos a serem utilizados em cursos e oficinas e onde pode ser feito o descarte correto de resíduos eletrônico.
 Atualmente há 21 CRC’s localizados em Macapá (AP), Manaus (AM), Belém (PA), Recife e Petrolina (PE), Fortaleza e Maracanaú (CE), Teresina (PI), Cuiabá (MT), Dourados (MS), Gama (DF), Formosa (GO), Belo Horizonte e Lavras (MG), Maricá (RJ), São Paulo (SP) São Luís (MA), Aracaju (SE), Goiânia (GO) e dois em Porto Alegre (RS).

Além de escolas públicas, outras instituições também poderão receber os equipamentos, desde que se enquadrem nos requisitos de um Ponto de Inclusão Digital (PID). Os espaços precisam ter acesso público e infraestrutura básica para uso dos computadores, como energia e mobiliário.
 

Saiba mais
 A parceria com o Ministério está alinhada à Política Nacional de Desfazimento de Bens Eletroeletrônicos e às diretrizes da Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática da CAIXA, uma vez que promove a destinação adequada a cada tipo de equipamento, visando sua reutilização, reciclagem ou logística reversa.
 

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também