O ex-presidente Jair Bolsonaro chega ao Rio nesta quinta-feira (19) com a missão de socorrer pré-candidatos bolsonaristas a prefeito em cinco cidades, que estão atrás nas disputas. O PL está concentrando esforços nos atos programados para lotar os locais de militantes bolsonaristas de verde e amarelo e mostrar força eleitoral às vésperas das convenções partidárias de homologação das candidaturas.
A turnê começa pela Praça Saenz Peña, na Tijuca, no Rio, na manhã da quinta-feira. Bolsonaro vai tentar fortalecer a pré-campanha de Alexandre Ramagem à Prefeitura do Rio. A visita acontece após a divulgação da gravação de uma reunião com a participação de Bolsonaro e Ramagem, de conversas sobre o suposto uso da Abin para obter informações para ajudar o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) no processo da “rachadinha”. Após a divulgação do áudio chegaram a cogitar que Ramagem seria substituído como pré-candidato, mas Jair e Flávio Bolsonaro mantiveram o apoio e divulgaram, nas redes sociais, vídeo informando sobre a visita ao Rio.
Ramagem nas últimas pesquisas aparece em segundo lugar, empatado tecnicamente com Tarcísio Motta (PSOL) mas bem atrás do prefeito Eduardo Paes (PSD). Além da Tijuca, a família Bolsonaro estará com Ramagem também no Calçadão de Campo Grande, na manhã da sexta-feira.
O ex-presidente vai também a Duque de Caxias, ainda nesta quinta-feira, reforçar a pré-candidatura de Netinho Reis (MDB), afilhado político do secretário estadual de Transportes e ex-prefeito Washington Reis. Netinho está atrás nas pesquisas do ex-prefeito Zito (PV), candidato apoiado pelo presidente Lula.
Em Itaguaí a caravana de Bolsonaro vai reforçar a pré-candidatura do ex-deputado federal Alexandre Valle (PL) a prefeito. Ele estaria enfrentando dificuldades para consolidar seu nome, especialmente depois que Ana Sagário (Solidariedade) aceitou ser vice de Donizete (União).
De Itaguaí a turnê segue para Angra dos Reis, onde Renato Araújo (PL), que tem apoio ostensivo da família bolsonaro, está atrás de Cláudio Ferreti (MDB), candidato indicado pelo prefeito Fernando Jordão (MDB).
O périplo termina no sábado (20), às 10h, com uma caminhada na Praia de Icaraí, em Niterói, com o deputado federal e pré-candidato a prefeito Carlos Jordy (PL). Ele está, segundo as pesquisas. atrás do ex-prefeito Rodrigo Neves (PDT), aliado do presidente Lula, que lidera com folga.
Agenda de Bolsonaro:
Quinta-feira (18)
10h30 – Praça Saen Pena na Tijuca
17h – Calçadão de Duque de Caxias
Sexta-feira (19)
10h30 – Calçadão de Campo Grande, Zona Oeste do Rio
14h – Itaguaí – sede do PL no Centro da cidade
17h – Angra dos Reis – Cais da Santa Luzia
Sábado (20)
10h – Niterói – Calçadão da Praia de Icaraí