Bloco Folia Segura vai reunir mulheres em Nova Iguaçu nesta-feira ( 25) para lançamento da campanha “Não é não. Respeite a decisão”.

Viviane Araújo, Rainha da Bateria da Acadêmicos do Salgueiro no Rio e na paulistana Mancha Verde, esteve no Palácio Guanabara no último sábado paa o lançamento da campanha de combate ao assédio às mulheres no carnaval. Foto: Marcelo Régua/governo do Estado do Rio de Janeiro..

Com o objetivo de conscientizar e combater o assédio durante o Carnaval, a Prefeitura de Nova Iguaçu, em parceria com a Universidade Unigranrio, vai promover, nesta terça-feira (25), o bloco Folia Segura. A ação é aberta ao público. A concentração será em frente ao campus da universidade, à Rua Dr. Mário Guimarães, Centro de Nova iguaçu, a partir das 9h. Em outros carnavais, dois grandes blocos, o Bafo de Cobra e o Um dia você vai me querer reuniam os animados foliões da rua mais badalada da área nobre da cidade.

A iniciativa busca reforçar a importância da prevenção ao assédio, constrangimento e violência contra a mulher, promovendo um ambiente seguro e respeitoso para todas durante a folia. O bloco contará também com a participação do Programa Empoderadas, oferecendo serviços de maquiagem e distribuindo materiais informativos. Ventarolas com orientações e contatos úteis serão entregues ao público pela equipe da SEMUNI.

No Rio, as mulheres criaram um bloco contra o machismo

O evento marca também o lançamento oficial, em Nova Iguaçu, da campanha “Não é não. Respeite a decisão!”, da Secretaria da Mulher do Estado do Rio de Janeiro. Acadêmicos de Direito do 3º período da Unigranrio, integrantes do Projeto de Extensão “Violência Diária”, estarão presentes para fortalecer a campanha dentro da universidade e ampliar a conscientização sobre os direitos das mulheres e os mecanismos de proteção disponíveis.

Elis com a professora Simone Vianna no espetáculo Soltarinas em menopausa

A Comissão Permanente da Mulher Advogada (CPMA) da OAB Nova Iguaçu/Mesquita também estará presente, reforçando a importância do selo “Não é Não!” como ferramenta para proteger vítimas e combater a violência de gênero em locais públicos, eventos e estabelecimentos de lazer. Simone Vianna, professora de dança solta, atriz, coreógrafa e produtora de espetáculos teatrais estará presente com algumas das Soltarinas, um grupo de mulhares que faz acontecer na cidade.

Para a secretária municipal da Mulher de Nova Iguaçu e vice-prefeita, Roberta Teixeira, do PL, a mobilização é fundamental.

“A SEMUNI tem o compromisso de combater atos violentos contra mulheres e garantir sua segurança em todos os espaços. Nossa equipe está empenhada em assegurar que mais mulheres iguaçuanas se sintam seguras”, destacou.

O Folia Segura conta com o apoio do Programa Empoderadas, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, reforçando o compromisso coletivo com um Carnaval de respeito, segurança e alegria para todas.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também