Nova Iguassu Online

Bispo-emérito, Dom Luciano Bergamin ganha missa diocesana pelos 80 anos

Líder religioso de um rebanho de 1,9 milhão habitantes espalhados por sete municípios da Baixada Fluminense, Dom Luciano Bergamin, bispo católico italiano nascido na comuna de Loria, província de Veneto, na Itália, foi homenageado hoje (04/05), dia em que comemora 80 anos de idade.

Presidida por Dom Gílson Andrade e pelo próprio Dom Luciano, uma missa diocesana foi realizada para comemorar, na catedral de Santo Antônio de Jacutinga, no Centro, o aniversário do bispo-emérito, um dos mais populares da Baixada Fluminense.

Dom Luciano na missa em sua homenagem | Foto: Paulo Cezar Pereira

Os fiéis, 5 bispos católicos do Regional Leste 1, mais de 30 padres, diáconos, freiras e outros religiosos lotaram a catedral para celebrar a vida do bispo, que nasceu durante a Segunda Guerra Mundial em 1944, e traz consigo uma história marcada por desafios superados e um profundo compromisso com sua vocação religiosa.

Além dos fiéis e amigos, algumas autoridades políticas estiveram presentes na missa diocesana, como os prefeitos de Mesquita e de Nilópolis, Jorge Miranda e Abrãozinho, e o vereador Alvinho(também de Nilópolis). Nenhum vereador de Nova Iguaçu esteve presente. O prefeito da cidade, Rogério Lisboa, mandou o pastor Jorge Luiz representá-lo.

Na imagem, da direita para esquerda, o prefeito Jorge Miranda, o vereador Alvinho, Dom Luciano e o prefeito Abrãozinho Foto: Paulo Cezar Pereira

Esteve presente na missa o Padre Marcus Barbosa, Subsecretário Adjunto da CNBB. Ele foi vigário-geral da Diocese de Nova Iguaçu. Marcos afirmou ao Nova Iguassu Online que tudo o que foi vivenciado nesta manhã de homenagem “é a manifestação bem visível daquilo que sentimos por Dom Luciano”.

Os famosos “pulinhos” do bispo não ficaram de fora da celebração. Dez pulos foram dados por todos os presentes na catedral em homenagem aos 80 anos de Luciano. Confira no vídeo abaixo.

Após a missa foi partido um bolo com a comunidade presente | Foto: Paulo Cezar Pereira

As comemorações dos 80 anos de Dom Luciano Bergamim também contaram com um almoço reservado, para o qual foram convidados os padres da Diocese de Nova Iguaçu, bispos e outros religiosos no Centro de Formação de Líderes, no bairro Moquetá. Ele dirigiu a Igreja Católica na Baixada Fluminense durante mais de uma década e sempre teve livre acesso aos governantes, como os prefeitos Nelson Bornier, Lindbergh Farias, Sheila Gama e Mário Marques, com os quais conviveu em seu bispado em Nova Iguaçu.

Dom Luciano com o então prefeito Nelson Bornier, a quem agradeceu todo o apoio que a Diocese recebeu do Governo Municipal na organização e realização da Jornada Mundial da Juventude realizada no Rio em 2013.

Os bispos do Regional Leste 1 – CNBB, motivados pelo Cardeal Orani João Tempesta, aproveitando a estadia durante a 61ª Assembleia Geral da CNBB, gravaram uma mensagem para Dom Luciano Bergamin, felicitando-o pelos seus 80 anos de vida. Assista ao vídeo abaixo:

Biografia

Após os estudos preparatórios no Seminário São Pio X, dos Cônegos Regulares Lateranenses, o religioso frequentou em Roma os cursos de filosofia na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino e de teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, obtendo licenciatura em ambas disciplinas.

Aos 2 de outubro de 1961, fez a sua profissão religiosa e no dia 19 de abril de 1969 foi ordenado sacerdote na localidade de Castelfranco Veneto. No dia 5 de abril de 2000, o Papa João Paulo II o nomeou bispo auxiliar da diocese de Santo Amaro, em São Paulo, com a sede titular de Ottabia,[1] recebendo a ordenação episcopal no dia 20 de maio sucessivo. No dia 24 de julho de 2002 foi nomeado pelo Papa João Paulo II o novo bispo da diocese de Nova Iguaçu,[2] cuja posse aconteceu no dia 22 de setembro de 2002.

No dia 12 de maio de 2011, durante a 49ª Assembleia do Episcopado Brasileiro em Aparecida, foi eleito vice-presidente do Regional Leste-1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Sair da versão mobile