Belford Roxo promove o 1º Seminário de Combate à Intolerância Religiosa

janeiro 19, 2018 /

Em celebração ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21 de janeiro), a Secretaria Municipal de Articulação Política e a Coordenadoria de Assuntos Religiosos, vão promover no próximo sábado (20), às 10h, na Câmara Municipal da Cidade, que fica na Avenida José Mariano dos Passos 1214, no bairro Prata, o 1º Seminário de Combate à Intolerância Religiosa. O evento busca conscientizar a população sobre a importância da liberdade religiosa, tratando também da diversidade existente no Brasil.

O seminário contará com a presença de várias autoridades, entre elas, o prefeito da Cidade, Wagner Carneiro, o Waguinho, o deputado estadual Márcio Canella, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Daniela Carneiro, o subprocurador da Prefeitura de Belford Roxo, Luciano Silva Barreto Filho, o coordenador de Assuntos Religiosos, Levingston Timóteo dos Santos, o secretário de Articulação Política, Algacir Moulin, entre outros secretários municipais, vereadores e representantes da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos e integrantes da comissão de Assuntos Religiosos de Belford Roxo (Carbel).

O subprocurador do município de Belford Roxo, Luciano Silva Barreto Filho, esclarece que o Brasil constitui-se um Estado democrático de direito e possui entre os objetivos fundamentais, a promoção do bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade ou quaisquer forma de discriminação. “Sabemos que, apesar de todos os avanços, ainda é muito forte a presença da intolerância religiosa no país. Com o seminário, vamos discutir essa questão. Temos que quebrar barreiras e proporcionar o bem de todos sem qualquer espécie de discriminação”, disse o subprocurador.

O coordenador de Assuntos Religiosos, Levingston Timóteo dos Santos, ressaltou que a liberdade de expressão garante aos indivíduos direitos de manifestar as suas opiniões. “Temos que aceitar as diferenças. A intolerância religiosa acontece quando a pessoa age com indiferença, violência ou qualquer outro modo que fira a dignidade dos outros. Vamos discutir todas essas questões e procurar ter mais paz e união entre os povos”, enfatizou.

Projetos em Belford Roxo

No último dia 11, o coordenador de Assuntos Religiosos de Belford Roxo, Levingston Timóteo dos Santos, o subprocurador do município, Luciano Silva Barreto Filho, a assistente social, bacharel em Educação Religiosa e membro da Executiva do MDB Mulher de Belford Roxo, Cristina Souza, estiveram reunidos com integrantes da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, entre outras autoridades para discutir sobre a questão da intolerância religiosa e projetos a serem desenvolvidos para o município, como a capacitação de agentes públicos e ainda a criação do Centro de Cidadania em Belford Roxo. Atualmente existe o Disque Combate ao Preconceito (Disque Denúncia) pelo telefone: 2334-9551, o horário de atendimento das 10h às 16h.

Foto: Divulgação

Aloma Carvalho