O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta quinta-feira, 12 de setembro, a partir das 12 horas, na cidade de Belford Roxo, da cerimônia de lançamento da Rede Alyne de cuidado integral a gestantes e bebês. A Prefeitura da cidade inaugura hoje o Hospital Infantil Milene Isabely Christovam, no Lote Quinze, e Lula irá a este evento. Na última vez em que esteve em Belford Roxo, no dia 6 de fevereiro, Lula participou do lançamento da pedra fundamental de um centro oncológico que será construído em Heliópolis.
A Rede Alyne é uma iniciativa do governo brasileiro de atualização da Rede Cegonha, para promover um modelo de cuidado humanizado e integral para a saúde da gestante, parturiente, puérpera e da criança, observando as desigualdades étnico-raciais e regionais. Na primeira etapa de implementação da Rede Alyne serão investidos R$ 4,85 bilhões para beneficiar 30 milhões de mulheres.
Agenda de Lula no Rio
- Visita ao Manto Tupinambá na Biblioteca do Museu NacionalMuseu Nacional – Quinta da Boa Vista – Rio de Janeiro
- 17h00Cerimônia de celebração do retorno do Manto Tupinambá ao BrasilMuseu Nacional – Quinta da Boa Vista – Rio de Janeiro
- 19h00 Cerimônia de inauguração do Armazém da Utopia
Lula no Comperj
O presidente Lula participa nesta sexta-feira, 13 de setembro, da cerimônia de inauguração do Complexo de Energias Boaventura em Itaboraí, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
O polo industrial é composto pela maior unidade de processamento de gás natural (UPGN) do país, parte do Projeto Integrado Rota 3 (PIR3), e receberá gás do pré-sal da Bacia de Santos, transportado por meio do gasoduto Rota 3, que também iniciará operação. O PIR3 vai viabilizar o escoamento de até 18 milhões de m³/dia e o processamento de até 21 milhões de m³/dia de gás pela UPGN e, com isso, aumentar a oferta de gás natural para o mercado nacional, reduzindo a dependência de importações.
As obras de implementação do PIR3 mobilizaram cerca de 10 mil trabalhadores e, a partir do início das operações comerciais, previsto para a primeira quinzena de outubro, o Complexo contará com mais de 600 profissionais, entre próprios e terceirizados, envolvidos diretamente na operação, manutenção de equipamentos e suporte operacional do gasoduto e das plantas de processamento de gás e de utilidades.
Como forma de homenagear a história da região metropolitana do Rio de Janeiro, a Petrobras passa a nomear o polo industrial onde está instalada a UPGN como Complexo de Energias Boaventura, em referência ao Convento São Boaventura, localizado dentro da unidade e considerado umas das primeiras construções da região conhecida hoje como o município de Itaboraí. As ruínas do convento foram conservadas pela companhia.