Stray Kids: grupo sul-coreano é um dos maiores sucessos do K-pop atualmente (./Divulgação)
Centenas de fãs aguardam na porta do estádio Nilton Santos, o Engenhão, pelo show da banda Stray Kids, que acontece nesta terça-feira (01/04). Os jovens da banda sul-coreana são um dos mais conhecidos representantes do K-pop. É a primeira vez da banda do país, e sua passagem pelo Rio vem causando furor. Daqui, ela segue para duas apresentações em São Paulo.
Um grupo de 40 jovens se reveza na fila desde o início de fevereiro para garantir um bom lugar para assistir a apresentação.
Na fila, fãs que vieram do Amapá, de Manaus, e de várias cidades do Estado do Rio de Janeiro aguardam juntos cantando os sucessos do grupo.
“É perrengue, mas vale super a pena. A gente teve também uma confiança, uma união muito grande. A gente transformou esse amor por eles em um amor das fãs, foi maravilhoso”, afirmou uma das jovens que aguardavam.
O grupo se divide entre a fila e um apartamento alugado perto do estádio.
“A gente alugou uma quitinete para ser mais confortável para a gente tomar banho, ir ao banheiro, fazer nossa comida, o aluguel da casa fez toda a diferença para ficar aqui esses 2 meses”, contou outra fã.
Para aguentar a longa espera na fila, o grupo levou colchão, barraca, guarda-chuva, comida e água.
A banda
Com hits como Chk Chk Boom e I Like It, e mais de 10 milhões de ouvintes mensais no Spotify, o Stray Kids é um dos maiores fenômenos atuais do K-pop, o pop sul-coreano. Como outros sucessos do gênero, ele foi formado em um reality show musical, em 2017, e tem repertório cantado em inglês. No ano seguinte, fez sua estreia oficial, com o EP I Am Not.
Atualmente, o grupo conta com oito membros: Bang Chan, Lee Know, Changbin, Hyunjin, Han, Felix, Seungmin e I.N.. Em outubro de 2019, Woojin deixou o grupo por motivos pessoais não revelados. A banda faz parte da chamada quarta geração do K-pop, que inclui grupos que estrearam entre 2018 e 2021. Atualmente, estamos na quinta geração.
O Stray Kids também é conhecido por sua abreviação (na linguagem da Geração Z), SKZ, e o fandom (comunidade de fãs) é chamado de Stay. Os shows no Brasil integram a turnê DominATE, que traz músicas do álbum mais recente da banda, ATE (2024), além de sucessos anteriores.
Entorno do Engenhão terá interdições para show
A Prefeitura do Rio de Janeiro montou um esquema especial de trânsito para o show. A operação de trânsito terá início às 15h (de Brasília) e contará com 155 pessoas, entre equipes da CET-Rio, agentes e apoiadores de tráfego, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e motoristas, e também, efetuar os bloqueios durante todo o período do evento.
Paralelamente, 10 veículos operacionais e 20 motocicletas darão suporte ao esquema de tráfego. Dezoito painéis de mensagens variáveis informarão sobre os bloqueios e as rotas alternativas. A orientação ao público, pedestres e motoristas será reforçada com instalações de faixas sobre as intervenções do tráfego.
No Centro de Operações Rio (COR), técnicos da Prefeitura vão monitorar a movimentação do trânsito da região por meio das câmeras para que, se necessário, sejam feitos ajustes na programação semafórica a fim de garantir as boas condições de trânsito.
Todo o entorno do Estádio Nilton Santos terá circulação restrita, portanto, a movimentação dos veículos de moradores somente será permitida mediante apresentação de comprovante de residência. E, além da proibição de estacionamento já existentes na região, em diversas outras vias no entorno do estádio também haverá restrição para estacionar.
Para garantir condições adequadas de fluidez do trânsito, a circulação de ônibus estará proibida nas vias próximas ao estádio, exceto para as linhas regulares da cidade. É indispensável que os motoristas observem toda a sinalização instalada para que não tenham seus veículos removidos para os depósitos públicos.
Importante destacar que as principais vias da região possuem fiscalização por videomonitoramento. Isso significa que, além dos agentes atuando diretamente em campo, outras equipes no COR farão a fiscalização por meio das câmeras para eventuais infrações de trânsito, como por exemplo, estacionamento e embarque/desembarque em local proibido. Sinalização específica já está instalada indicando as proibições em vigor e a existência desse tipo de fiscalização.
A principal recomendação às pessoas que irão ao evento é que utilize o trem para o deslocamento, por ser um transporte de alta capacidade e não diretamente impactado por fechamentos viários.
Interdições
Das 14h de terça-feira (01/04) às 2h de quarta (02/04):
Rua Dona Teresa;
A partir das 15h de terça, serão iniciadas as demais interdições que permanecerão até o escoamento do público. A previsão é que, até às 2h de quarta, todas estas vias estejam abertas à circulação:
Rua Doutor Padilha (toda extensão);
Rua Goiás, entre a Rua Guilhermina e a Rua José dos Reis;
Rua Arquias Cordeiro, entre a Rua José dos Reis e a Rua Dona Teresa;
Rua José dos Reis (toda extensão);
Rua Guineza, entre a Rua Bento Gonçalves e a Rua Goiás;
Rua das Oficinas;
Rua Henrique Scheid;
Rua Sales Guimarães;
Rua Gentil de Araújo;
Rua Coronel Cunha Leal.
Desvio ao acesso à Linha Amarela, sentido Avenida Brasil
Das 13h de terça às 1h30 de quarta:
O acesso à Linha Amarela, sentido Centro/Fundão, poderá ser realizado pela Rua das Oficinas, a partir do cruzamento com a Rua José dos Reis, sob o viaduto Jornalista Armando Nogueira
Desvios
Os veículos provenientes da Rua Goiás poderão realizar o seguinte desvio: Rua Goiás, Rua Guilhermina, Av. Dom Helder Câmara, Rua José Bonifácio e Rua Arquias Cordeiro;
Os veículos provenientes da Rua Piauí poderão realizar o seguinte desvio: Rua Piauí, Av. Dom Helder Câmara, Rua João Pinheiro, Rua Leopoldina, Rua Silvana e Rua Goiás.
Proibição de estacionamento
A partir das 23h desta segunda (31/03):
Rua Doutor Padilha;
Rua das Oficinas;
Rua José dos Reis, entre a Rua das Oficinas e a Rua Bento Gonçalves;
Rua General Clarindo;
Rua Benício de Abreu;
Retorno sob o viaduto Jornalista Armando Nogueira (acesso à Linha Amarela), entre a Rua José dos Reis e a Linha Amarela;
Rua Henrique Scheid;
Rua Gentil de Araújo;
Rua Angelina, entre a Rua Bento Gonçalves e a Rua Arquias Cordeiro;
Rua José dos Reis, entre a Rua Arquias Cordeiro e a Rua Bento Gonçalves;
Rua José dos Reis, entre a Rua das Oficinas e a Rua Henrique Scheid.
Moradores do entorno
Os veículos de moradores, devidamente identificados com comprovante de residência, poderão acessar à área interditada. Entretanto, não poderão estacionar nas vias sinalizadas com proibição de estacionamento.
O Estado do Rio de Janeiro registrou um saldo positivo de 31.974 empregos com carteira assinada em fevereiro, segundo o Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O
Um policial civil da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), identificado como João Pedro Marquini, de 38 anos, foi morto a tiros, na noite deste domingo
O governador Cláudio Castro entregou, nesta sexta-feira (28/03), a nova Ponte do Pilar, em Duque de Caxias. A obra, realizada pela Secretaria de Infraestrutura e
Maricá deu um passo importante para consolidar-se como referência na arquitetura de Oscar Niemeyer no Estado do Rio de Janeiro. A cidade adquiriu dez projetos