Artesãs iguaçuanas comemoram a Semana da Mulher

março 8, 2022 /

Empreendedoras, mães, filhas, as mulheres de Nova Iguaçu se reuniram nesta segunda-feira (7) para celebrar e refletir a força do trabalho e da geração de renda que representam na economia e na vida familiar. O evento de Abertura da Semana da Mulher, que contou com palestras e apresentação artística, realizado no Centro Social São Vicente (Patronato), no Centro do município, foi uma ação da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a Fenig, e contou com o apoio da Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres e da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do município.

“Eu me sinto muito feliz de estar neste evento com as empreendedoras, porque é um avanço. Desde o momento em que a gente tem esse apoio da Fenig e da Prefeitura e da comunidade em geral, valoriza o nosso trabalho e é muito gratificante”, afirmou Eliane da Silva Braga, de 51 anos, artesã há 20 anos. Mãe de duas filhas, ela faz pintura em tecido e costura criativa. A mãe dela sempre costurou e passou o conhecimento. Eliane fez cursos para aperfeiçoar seu trabalho e produz utensílios em tecido para casa. Ela vende pela internet e na Feira de Artesanato Amigas Empreendedoras de Nova Iguaçu, no Ponto Chic, todos os sábados.

“Essa homenagem é um reconhecimento sobre o que as mulheres representam para a nossa cidade. É pelo empreendedorismo das mulheres artesãs”, reforçou o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro, que apresentou a nova Superintendente Técnica, Raquel Batalha. “Fico muito satisfeita de iniciar junto a tanta gente que está comprometida com o desenvolvimento e principalmente iniciar nesta Semana da Mulher”, destacou Raquel Batalha.

As artesãs trocaram experiências e participaram da palestra de Danielle Dias, da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico, que falou sobre o tema: “Jornada de Desenvolvimento para a Mulher: para o caminho valer a pena”. Outra palestra que mobilizou as participantes foi de Isabella Plouvier, da Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres, com o tema “A mulher: ontem, hoje e amanhã”. “Não é só uma data de homenagens, é também sobre conquistas e reflexão sobre o que foi construído desde o passado”, afirmou Isabella.

Aloma Carvalho

[ivory-search 404 "The search form 61543 does not exist"]