Um grande arsenal e dólares em espécie foram apreendidos nesta terça-feira (13) em dois condomínios de luxo na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, durante uma operação que mira integrantes de uma quadrilha responsável pelo fornecimento de armas e drogas ao Comando Vermelho. Veja o vídeo:
Arsenal do Comando Vermelho é apreendido em condomínios de luxo na Barra.
📹Crédito: Divulgação / Pcerj pic.twitter.com/t47hKABkkv
— Agenda do Poder (@agendadopoder) May 13, 2025
Segundo as investigações, as residências no Mansões e no Novo Leblon, onde o arsenal foi encontrado, pertencem a Jonathan Ianovich, apontado como traficante de armas, preso em São Paulo na noite de segunda-feira (12). No local, os agentes apreenderam armas de grosso calibre, um simulacro de fuzil .50 e cerca de US$ 24 mil em espécie.
A ofensiva, batizada de Operação Contenção, é conduzida pela 60ª DP (Campos Elíseos) e pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ), com apoio da Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Exército Brasileiro e da agência americana Homeland Security Investigations.
Ao todo, estão sendo cumpridos 22 mandados de prisão e 39 de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Rondônia. Até o momento, 10 criminosos foram presos.
O armamento apreendido seria destinado a fortalecer o poder bélico da facção, com foco em disputas territoriais no Rio — especialmente na Zona Oeste da capital — e em outras regiões do país.
A investigação, que já dura dois anos, revelou um esquema sofisticado de apoio logístico à facção, com a movimentação de armas pesadas e drogas entre diversos estados. O grupo também é suspeito de atuar por meio de falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
Entre os alvos da operação estão Edgar Alves de Andrade, conhecido como Doca, e Jonathan Ricardo de Lima, o Dom — ambos considerados peças-chave na estrutura da organização criminosa.
Os investigados deverão responder por crimes como associação para o tráfico de drogas com emprego de arma de fogo e entre estados, falsidade ideológica, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e comércio ilegal de arma de fogo.