Arquivo Público do Estado completa 90 anos com acervo de 38 mil peças

agosto 25, 2021 /

Evento na Biblioteca Parque do Centro marca o início das comemorações

Mais de 38 mil peças e quase um século contando a história do Rio de Janeiro. Esse é o Arquivo Público do Estado que completa 90 anos nesta quarta-feira (25/08). Para comemorar, a instituição realiza um evento na Biblioteca Parque do Centro. No local, será inaugurada uma exposição com fotografias da história fluminense. Entre as imagens, estão registros de campanhas de vacinação e das construções da Ponte Rio-Niterói e da Estação de Tratamento de Água do Guandu.

Nesta semana de aniversário, também será lançado o concurso de monografias. A obra vencedora será publicada em livro, e seu autor receberá  R$ 5 mil. Até o fim do ano, haverá uma série de eventos virtuais sobre educação, história, cultura e entretenimento.

– O Arquivo Público é genuíno. Traz, a cada oportunidade, os elementos que fazem dele uma casa de memória e de preservação dos registros que contam sobre nossas vidas, identidades e feitos que agregaram a pluralidade que forma nossa sociedade. Ao comemorar esses 90 anos, celebramos nossa existência social, cultural e histórica – destaca Alex Carvalho, diretor do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.

Confira abaixo a programação pelos 90 anos da instituição

– 25/08, às 10h – Evento de comemoração pelos 90 anos do APERJ na Biblioteca Parque, no Centro do Rio. Inauguração da exposição fotográfica “APERJ ITINERANTE” e lançamento do livro “As Dores e as Cores do Povo, O Realismo Socialista e o Tribuna Popular”, de Karina Pinheiro Fernandes.

– 26/08, às 16h – Bate-papo com vencedores do “Concurso de Monografias” através da Live “Prêmio APERJ: vencedores e suas obras” (transmissão on-line pelo canal do APERJ no youtube). Com Karina Pinheiro Fernandes e Tatiana da Silva Bulhões e Sheila Silva (APERJ).

– 27/08 – Live do Programa de Gestão de Documentos do APERJ, com a participação de Ana Célia Rodrigues (UFF), Mariana Batista (UFMG) e Patrícia de Mello Silva (APERJ).

Para saber a lista completa, com todos os eventos até dezembro acesse o site www.aperj.rj.gov.br.

Conheça o Arquivo



Ligado à Secretaria de Estado da Casa Civil, o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro guarda parte relevante da história do Estado do Rio e do país. O prédio, localizado na Praia de Botafogo, preserva um acervo de mais 4 mil metros lineares, o que equivale a 38 vezes a extensão do campo do Maracanã, com itens a partir da segunda metade do século 19, disponíveis para pesquisa.

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.