O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano Donald Trump votou em West Palm Beach, na Flórida, nesta terça-feira (5), acompanhado de sua esposa, Melania. Demonstrando otimismo, Trump afirmou estar “muito confiante na vitória” e acrescentou que reconhecerá o resultado da eleição, mas apenas se este for “justo”. Ele garantiu que não incentivará violência em caso de derrota, afirmando que seus apoiadores “não são pessoas violentas”.
Trump criticou o atual sistema eleitoral dos Estados Unidos, defendendo o uso exclusivo de cédulas de papel e votação em um único dia. Comentou ainda que na Pensilvânia, um estado decisivo, os resultados só serão conhecidos após alguns dias, o que classificou como “um absurdo”.
O ex-presidente destacou que, até o momento, os republicanos estão liderando e se mostrou honrado ao ver longas filas de eleitores em sua seção. Trump também afirmou que esta foi sua “melhor campanha” e que não se arrepende de suas escolhas.
O candidato à vice-presidência pelo Partido Republicano, J.D. Vance, também votou presencialmente em Cincinnati, Ohio. Confiante, ele afirmou acreditar na vitória ao lado de Trump e vislumbrou “uma era de prosperidade” para o país.
Kamala votou antecipadamente pelo correio
A vice-presidente e candidata democrata à presidência, Kamala Harris, votou pelo correio, enquanto seu companheiro de chapa, o governador de Minnesota Tim Walz, discursou na Pensilvânia, onde reforçou os princípios de igualdade e justiça defendidos pela campanha. Walz fez uma crítica a Trump, afirmando que ninguém, “ao contrário do que esse sujeito pensa”, está acima da lei.
Com informações de O Globo