AO VIVO !! Pobres e necessitados em Santa Maria Maior neste sábado (25) para a última despedida de Francisco

Missa das exéquias do Papa Francisco na Praça de São Pedro Fotos: Vaticano News.

Um grupo esteve nos degraus da Basílica Mariana para prestar homenagem ao Pontífice antes da sepultura do caixão.

Uma multidão está nas ruas de Roma para se despedir do Papa Francisco. Cortejo está a caminho da igreja de Santa Maria Maior. Fotos: Vaticano News.

Um grupo de pobres e necessitados esteve presente, neste sábado, 26 de abril, nos degraus que levam à Basílica papal de Santa Maria Maior para prestar a última homenagem ao Papa Francisco antes da sepultura do caixão, que ocorreu, conforme a vontade do Pontífice, entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza.

O anúncio foi feito por meio de um comunicado da Santa Sé, que ressalta que “os pobres ocupam um lugar privilegiado no coração de Deus”, assim como também no coração e no magistério do Santo Padre, que escolheu o nome Francisco para jamais se esquecer deles.

O Vaticano anunciou os detalhes das exéquias do Papa Francisco. Em 23 de abril, o corpo foi trasladado à Basílica de São Pedro. A Missa das Exéquias foi celebrada neste sábado, 26 de abril, seguida do sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior.

O Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano anunciou os detalhes das exéquias do Papa Francisco. A cerimônia segue as indicações estabelecidas no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, documento que rege os ritos funerários do Pontífice Romano.

Traslado para a Basílica de São Pedro

Na quarta-feira, 23 de abril, às 9h (horário local), o corpo do Papa Francisco foi trasladado da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro. A condução da urna foi precedida por um momento de oração, presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.

A procissão seguirá pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos, saindo pelo Arco dos Sinos até a Praça São Pedro, entrando em seguida na Basílica Vaticana pela porta central. Diante do Altar da Confissão, o cardeal camerlengo conduzirá a Liturgia da Palavra, após a qual será aberto o período de visitação à urna mortuária do Papa Francisco.

Exéquias e sepultamento

Neste sábado, 26 de abril, às 10h (horário local), foi celebrada a Missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice falecido. A celebração ocorreu no átrio da Basílica de São Pedro e foi presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

Ao final da celebração eucarística, ocorreram os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias. Em seguida, o caixão do Papa foi levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde foi realizada a cerimônia de sepultamento.

Diversos chefes de Estado e de governo marcaram sua presença para prestar homenagem ao Pontífice falecido.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também