Nova Iguassu Online

Anunciar Jesus com a nossa vida

* Padre Marcio Prado

Será que ainda precisamos anunciar Jesus Cristo? O mundo já o conhece? Como fazer o anúncio? O papa Francisco escreveu um texto por ocasião do Dia Mundial das Missões: “Ide e convidai a todos para o banquete” (cf. Mt 22,9). Francisco fez a reflexão a partir de três propósitos: “Ide e convidai”, “para o banquete” e “todos”.

Sim, por incrível que pareça ainda no milênio que estamos, há muitos “campos de missão”, muitas pessoas que desconhecem Jesus Cristo, por isso, IR e CONVIDAR é um mandato atual. Certa vez, escutei de uma pessoa que esteve fora do Brasil, que o colega de estudo ao se deparar com uma foto do Cristo Redentor, comentou: “essa pessoa deve ser importante em seu país”. Ou seja, aquele estrangeiro desconhecia quem era Jesus. De qualquer forma, nosso irmão cristão aproveitou para dizer que “aquele homem” não foi importante apenas para o Brasil, “aquele homem” tornou-se essencial para salvação do mundo!

Jesus deu um mandato aos discípulos de ir e anunciar a Boa Nova, o Evangelho, a toda criatura (Mc 16,15). Ao lermos a história dos apóstolos nos damos conta que foram obedientes ao Senhor, foram a vários lugares, países e, principalmente, a muitos corações. Os apóstolos verdadeiramente “deram de comer” a multidões, ofereceram o “banquete da Palavra e da Eucaristia” a muitos sedentos e famintos.

A maior fome e sede, o maior vazio do ser humano é a falta de Deus, é a ausência de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Boa Nova, Jesus Cristo, traz em si a salvação, a libertação, a vida verdadeira, por isso todo cristão tem o dever de anunciá-Lo. Ora, Jesus não é apenas importante, Ele é a razão da nossa vida, o sentido de tudo. Tudo devemos fazer sem perdê-Lo de nosso horizonte, a todo momento devemos comunicá-Lo.

Em tempos de muitas notícias, o cristão tem e é uma “Boa Notícia”, a vida dele deve transmitir o Evangelho. Gosto de visitar igrejas antigas com várias pinturas e imagens, pois nas pinturas e nas imagens dos Santos é possível “ler o Evangelho”. Em tempos de muitas visualizações, nossa vida precisa comunicar Jesus Cristo a TODOS, afinal há muitas pessoas que ainda não receberam as sementes do Evangelho. O papa destaca que TODOS precisam, então até mesmo os que já conhecem, precisam ser “regados”, necessitam de um novo vigor, uma nova experiência com o amor do Senhor.

Claro, o desafio é enorme. Como competir com tantas notícias? Tantas “fake news” (notícias falsas)? Onde a consequência é uma “fake life” (vida falsa), vida que comunica tudo ou quase tudo, menos a verdade. E nós cristãos, sabemos quem é a Verdade. Sim, com todo respeito aos atores, mas nossa vida não deve ser um “teatro ou um conto de fadas”, ainda mais em nosso tempo onde os valores foram ou são invertidos. A Verdade é uma, é absoluta, é Jesus.

Crendo que há uma só Verdade, um só Caminho e uma só Vida, anunciemos Jesus Cristo. Que sejamos incansáveis em anunciar a Boa Nova. Sim, que o Senhor nos dê criatividade, seriedade e convicção em anunciá-lo. Jesus usava o recurso das parábolas, dos gestos, da sua própria vida. Escreveu São João que nem tudo consta nos escritos, mas o que foi escrito basta para que se creia que Jesus é o Cristo (Jo 20,30-31). Nossa vida deve ser o mais belo anúncio do Senhor! 

Enfim, que recursos podemos utilizar hoje? Mídias sociais, textos, livros, histórias, encenações? Usemos tudo isso e o que mais Deus nos inspirar, mas que Jesus seja anunciado às pessoas, crentes e não crentes. A Salvação é um dom, mas também tarefa, é nossa responsabilidade revelar Jesus com a nossa vida.

*Padre Marcio Prado é sacerdote da Comunidade Canção Nova, autor dos livros: “Entender e viver o Ano da Misericórdia” e “Via-sacra do Santuário do Pai das Misericórdias”, pela editora Canção Nova.

Sair da versão mobile