ANS decreta liquidação extrajudicial da Golden Cross

Beneficiários têm mais 60 dias para portabilidade especial para outros planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decretou a liquidação extrajudicial da Golden Cross (Vision Med Assistência Médica). A decisão foi aprovada em reunião da diretoria colegiada do órgão regulador realizada na segunda-feira.

Em paralelo, ficou decidido na reunião que os beneficiários que ainda seguem na Golden Cross terão mais 60 dias, a contar desta terça-feira, para fazerem a portabilidade especial de carências para plano de saúde de outra operadora. Até o último dia 7 de maio, 53 mil usuários de planos coletivos empresariais seguiam em planos da Golden Cross.

De acordo com a decisão, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, a operadora de saúde foi liquidada por apresentar “anormalidades econômico-financeiras e administrativas graves que colocam em risco a continuidade ou a qualidade do atendimento à saúde dos beneficiários”

A agência deverá nomear um liquidante para cuidar do processo de finalização das atividades da operadora de saúde. Isso vai levar à perda de mandato dos administradores e membros do Conselho Fiscal e de quaisquer outros órgãos criados pelo estatuto da operadora.

Em reunião da Câmara de Saúde Suplementar, realizada na semana passada, o diretor de Normas e Habilitação de Operadoras do órgão regulador, Jorge Aquino, já havia afirmado que a Golden Cross não tinha mais condições de seguir operando e que representava um risco para a cadeia de fornecedores da saúde.

*com informações do Globo.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também