Ícone do site Nova Iguassu Online

Alerj promove concerto em homenagem ao maestro Carlos Eduardo Prates

O Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em parceria com o Projeto Música no Museu, apresenta o concerto que celebrará os 90 anos de nascimento do maestro brasileiro Carlos Eduardo Prates, nesta segunda-feira (26/08), às 19h30, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho. Entre os convidados especiais estão o maestro Michael Rein, a mezzo soprano Kismara Pezzatti e o violinista Josef Hamilton. A entrada é gratuita.

O espetáculo tem a produção de Tania Prates, filha do maestro homenageado, e seu marido, Michael Rein. Eles assumiram a missão de reunir os ex-integrantes do COSIJ, para homenagear os 90 anos do maestro, em um grande concerto com instrumentistas dos atuais projetos sociais do Rio de Janeiro, como a Orquestra da Grota, de Niterói, e músicos de outras cidades, como Brasília (DF) e Campinas (SP).

“A Alerj reconhece a importância do trabalho do maestro Carlos Eduardo Prates e, por isso, realiza essa homenagem, abrindo suas portas para que a população possa celebrar junto conosco. Será uma noite emocionante”, comenta a diretora de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo.

O maestro Prates (1934-2013) foi um dos pioneiros de um movimento que hoje está difundido em toda a América do Sul e alcançou fama mundial com organizações como El Sistema (Venezuela) e Neojiba (Bahia, Brasil).

Ele criou o Centro Coral Sinfônico Infanto-Juvenil (COSIJ), primeira instituição sinfônica de caráter social do Rio de Janeiro, que atua com o treinamento e a promoção de crianças socialmente desfavorecidas no campo da música e na fundação associada de orquestras juvenis.

Programa

O programa do concerto consiste em obras que o COSIJ tocou muitas vezes na década de 1970. Além de clássicos como a “Primeira Sinfonia de Beethoven” e a abertura “As Bodas de Fígaro”- Mozart, serão ouvidas obras brasileiras como o prelúdio da “Bachianas Brasileiras nº 4”- Heitor Villa-Lobos, trechos da suíte “Vila Rica”- Camargo Guarnieri, de quem o maestro Prates era amigo pessoal. No intervalo será apresentado um texto que descreve a trajetória do artista em prosa – maestro Michael Rein.

Sair da versão mobile